Histórico de atualizações
  • Obrigado por nos ter acompanhado ao longo deste dia em que Jair Bolsonaro sucedeu a Michel Temer como presidente do Brasil. O “mito”, como é conhecido pelos seus apoiantes, inicia agora um mandato de quatro anos, em que terá alguns desafios pela frente. Por aqui, continuaremos a acompanhar os próximos capítulos da política brasileira, agora com Bolsonaro como chefe de Estado. Até amanhã e obrigado por nos visitar.

    Os 5 desafios do novo Presidente do Brasil

    Os 5 desafios do novo Presidente do Brasil

  • O filme do dia, cena a cena

    Recorde aqui os vários capítulos do dia em que Jair Bolsonaro se tornou oficialmente presidente do Brasil.

    Contra a ideologia, o socialismo e os protocolos, o “mito” Bolsonaro começou a tornar-se realidade esta terça-feira

  • Os discursos de Jair Bolsonaro nas entrelinhas

    Eis o que disse e quis dizer o novo presidente do Brasil nos seus dois discursos desta terça-feira, em que tomou posse como sucessor de Temer.

    Bíblia, Boi, Bala e sangue na bandeira, se for preciso. Os discursos de Bolsonaro nas entrelinhas

  • Acabou o cocktail. Jair e Michelle Bolsonaro já estão na residência de Granja do Torto

    A comitiva presidencial com Jair Bolsonaro e a sua mulher, Michelle Bolsonaro, saiu do palácio do Itamaraty e chegou à residência da presidência em Granja do Torto, no bairro de Brasília, onde o casal celebrou a noite de passagem do ano.

    A residência deverá ser a casa de Bolsonaro até o novo presidente do Brasil mudar-se para a morada oficial da Presidência, que fica no Palácio da Alvorada, também em Brasília. A mudança pode acontecer “ainda esta semana”, segundo a estação Globo.

  • Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, órgão que apoia a presidência no Brasil em assuntos como a segurança e o Exército, 115 mil pessoas assistiram esta terça-feira às cerimónias de posse do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do seu governo.

  • Marcelo diz que chefes de Estado do Chile e Paraguai querem ir a Portugal em novembro

    O Presidente da República afirmou aos jornalistas portugueses presentes em Brasília que teve “um encontro bilateral” com o presidente do Chile que “envolveu o convite para ir em princípios de Novembro a Portugal, em visita oficial”. Marcelo Rebelo de Sousa teve ainda “outro encontro com o presidente do Paraguai, que também manifestou disponibilidade de ir a Portugal, também por coincidência em novembro”.

    Houve vários políticos que manifestaram grande empenho em ir a Portugal e reforçar os laços com Portugal”, apontou Marcelo, referindo contudo que a manifestação de vontade vinda de primeiros-ministros ou ministros estrangeiros tem de ter resposta do Governo e Ministério dos Negócios Estrangeiros português, cabendo-lhe a ele acertar encontros oficiais apenas com presidentes de outros países

    Esta terça-feira, estiveram em Brasília, nas cerimónias de posse do novo presidente do Brasil Jair Bolsonaro, delegações de mais de meia centena de países.

    Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda a cerimónia “muito cheia e, nesse sentido, bastante interessante, quer no que diz respeito à cerimónia quer nos encontros bilaterais que permitiu com vários chefes de Estado”.

    Questionado sobre o elogio de Donald Trump ao primeiro discurso de Bolsonaro como presidente, Marcelo referiu: “Eu tenho por princípio não comentar os discursos dos outros chefes de Estado. Diria que houve dois discursos, muito semelhantes, mas não vou comentá-los. Foi importante o relevo que Portugal mereceu em termos protocolares, no Congresso e no alinhamento dos cumprimentos, em que Portugal ficou em terceiro lugar, por uma questão de antiguidade de chefes de Estado, chefes de Governo e ministros dos negócios estrangeiros”.

    O PR português registou ainda “a forma muito direta e afável como o presidente e o vice-presidente se dirigiram a Portugal” e afirmou que a ida de Bolsonaro a Portugal em visita oficial depende do calendário, já que “estava prevista uma cimeira luso-brasileira em Portugal, em 2019”, mas esta “depende muito dos calendários” e em Portugal o calendário estará algo “ocupado” com as legislativas.

  • Marcelo fala em possíveis acordos comerciais entre América do Sul/Brasil e Europa/UE

    O Presidente da República (PR) português, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou aos jornalistas presentes em Brasília que Portugal está a trabalhar para que se celebrem acordos comerciais entre o Mercosur e a União Europeia e entre o Brasil e o “bloco europeu”, refere o G1. O Mercosur é uma organização que define, regula e promove as trocas comerciais entre alguns países sul-americanos, entre os quais o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai (estando também associados à organização países como o Chile, a Bolívia e a Colômbia, entre outros).

    Tudo que é importante para o Brasil é importante para nós. É um dia muito importante para o Brasil, então é importante para Portugal, que tem uma comunidade brasileira imensa”, referiu o PR português.

    “Como aconteceu com todo o presente, e todo governo, Portugal está na primeira linha da cooperação” com o Brasil, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela Globo.

  • Evo Morales: Brasil e Bolívia são "parceiros estratégicos"

    O Presidente da Bolívia, Evo Morales, considerou hoje que o seu país e o Brasil são “parceiros estratégicos” que procuram “o mesmo horizonte de pátria grande”, no âmbito da tomada de posse do chefe de Estado brasileiro.

    Morales, que assistiu à posse de Jair Bolsonaro como 38.º Presidente do Brasil, considerou o líder de extrema-direita como “irmão” e manifestou no Twitter a sua “convicção de que as relações entre a Bolívia e o Brasil têm raízes profundas de laços de irmandade e complementaridade” dos dois povos.

    “Somos parceiros estratégicos que têm em vista o mesmo horizonte da Pátria Grande”, afirmou Morales.

    O Presidente da Bolívia foi o único dos chefes de Estados do chamado eixo bolivariano (esquerda) a assistir à tomada de posse de Bolsonaro, o capitão na reserva do Exército que foi eleito em outubro com 56% dos votos.

    O novo Presidente brasileiro retirou os convites que haviam sido feitos ao chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, por considerar que os seus “regimes violam a liberdade dos seus povos”.

    Para Bolsonaro, Venezuela e Cuba estão “abertamente contra o futuro Governo do Brasil por afinidade ideológica com o grupo derrotado nas eleições”, referindo-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), do ex-Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que está detido a cumprir uma pena de mais de 12 anos de cadeia por corrupção.

    (Agência Lusa)

  • Fernando Henrique Cardoso: "Que o novo Governo ajude o povo a ter trabalho"

    O antigo Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso desejou numa mensagem no Twitter que o novo Governo “ajude o povo a ter trabalho” e que dê esperança e motive o país no “rumo da decência e do crescimento”.

    “Hoje 1/1/19, do exterior, desejo o melhor para todos os brasileiros e brasileiras. Que o novo Governo ajude o povo a ter trabalho, reconheça a dignidade das pessoas e lhes dê segurança, a Constituição nas mãos e a esperança a motivar o país no rumo da decência e do crescimento”, escreveu o antigo Presidente brasileiro.

    Jair Messias Bolsonaro tomou hoje posse como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, um mandato que vai até 31 de dezembro de 2022.

    Agência Lusa

  • Ministros de Bolsonaro tomaram posse

    Os 21 ministros de Jair Bolsonaro já tomaram posse. O novo presidente do Brasil assinou ainda a sua sugestão de Roberto Campos Neto para a presidência do Banco Central. O nome terá de ser aprovado pelo Congresso.

    A fotografia acima é a fotografia oficial do novo governo de Bolsonaro.

  • Marcelo foi o terceiro a cumprimentar Bolsonaro depois do discurso

    Marcelo Rebelo de Sousa foi o terceiro líder político internacional a cumprimentar Jair Bolsonaro depois do seu discurso no Palácio Planalto — depois do presidente do Uruguai Tabaré Vázquez e do presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez. Seguiram-se líderes políticos do Chile, Bolívia, Cabo Verde, Honduras, Israel, Hungria e Marrocos.

    Segue-se a tomada de posse dos 21 ministros escolhidos por Bolsonaro para integrar o seu governo.

  • O curto discurso de Michelle Bolsonaro não foi apenas surpreendente por ter sido proferido em LIBRAS — português do brasil em linguagem gestual. A surpresa adveio também de ter discursado esta tarde, no Palácio de Planalto. Não é habitual que as primeiras-damas discursem nas cerimónias de posse presidencial, refere a imprensa brasileira.

  • Bolsonaro disposto a "derramar sangue" para que a bandeira do Brasil não se torne "vermelha"

    Jair Bolsonaro encerrou o discurso exibindo uma bandeira do Brasil e disse: “Nossa bandeira jamais será vermelha”. O presidente brasileiro disse ainda que pode até “derramar sangue, se necessário for”, para que a bandeira “continue verde e amarela”.

    O novo presidente do Brasil tinha começado o discurso referindo que este é “o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo”, do “gigantismo estatal” e do “politicamente correto”.

  • “Peço ao bom Deus que nos dê sabedoria para conduzir a nação. Que Deus abençoe esta grande nação. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”, grita Bolsonaro, finalizando o discurso e levantando os braços, agarrando a mãe esquerda de Michelle Bolsonaro e a mão direito do seu vice-presidente, Hamilton Mourão.

  • “Por muito tempo o país foi governado atendendo a interesses partidários que não o dos brasileiros. Vamos restabelecer a ordem nesse país”, aponta, dizendo ainda: “Vamos dia e noite perseguir objetivo de tornar o nosso país um lugar próspero e seguro para os nossos cidadãos”.

  • Um dos objetivos do novo presidente do Brasil é “tirar a desconfiança e o peso do Governo sobre quem trabalha e quem produz”. Bolsonaro volta ao ataque ao PT — que defendeu Lula, atualmente a cumprir pena de 12 anos de prisão por corrupção: “Acabar com a ideologia que defende bandidos e criminaliza policiais”.

  • Bolsonaro: "Os favores politizados e partidarizados devem ficar no passado"

    “A corrupção, os privilégios e as vantagens têm de acabar. Os favores politizados e partidarizados devem ficar no passado, para que o Governo e a economia sirvam de verdade toda a nação. Tudo o que propusemos e tudo o que faremos a partir de agora tem propósito comum e inegociável: os interesses dos brasileiros em primeiro lugar. O brasileiro pode e deve sonhar com uma vida melhor”, refere o novo presidente do país.

  • “Não podemos deixar que ideologias nefastas venham dividir os brasileiros. Ideologias que destroem os nossos valores e tradições, destroem as nossas família, alicerce da nossa sociedade”, refere Bolsonaro, acrescentando: “Convido a todos para iniciarem um movimento nesse sentido. podermos eu, você e as nossas famílias todos juntos restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso Brasil”.

  • Bolsonaro interrompido por gritos de multidão de apoiantes

    “Os primeiros passos já foram dados: graças a vocês fui eleito com a campanha mais barata da história”, diz Bolsonaro. “Graças a vocês conseguimos…”, enuncia o novo presidente do Brasil, sendo interrompido por gritos da multidão de apoiantes e desfraldando uma bandeira do Brasil. Ouve-se os gritos “mito”.

  • “A partir de hoje vamos pôr em prática o projeto que a maioria do povo brasileiro democraticamente escolheu. Vamos promover as transformações que o país precisa”.

1 de 4