As equipas de resgate encontraram com vida uma bebé de 11 meses nos escombros do edifício habitacional que desabou na segunda-feira, na cidade russa de Magnitogorsk, na região dos Urais, anunciaram esta terça-feira as autoridades locais.

“A menina foi encontrada durante os trabalhos de resgate, porque se ouviu o seu choro. Um dos operacionais ouviu-a e de imediato organizou-se uma operação de salvamento”, disseram as autoridades à agência Interfax.

A criança, que apresenta um traumatismo cranioencefálico e hipotermia, foi hospitalizada na unidade de cuidados intensivos de um centro médico local, depois de ter sobrevivido durante mais de 24 horas a temperaturas inferiores a 20 graus negativos.

“Se for necessário, a criança poderá ser transportada para Moscovo, para tratamento”, adiantou, por seu lado, o departamento regional de Saúde.

O número de mortos no desabamento parcial, na segunda-feira, de um edifício de habitação na Rússia, subiu para 14, segundo um novo balanço feito esta quarta-feira pelas autoridades locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Departamento Regional de Emergências, citado pela agência russa Interfax, anunciou que pelo menos 30 pessoas estão ainda desaparecidas na sequência do desmoronamento do edifício na localidade de Magnitogorsk, que terá tido sido provocado por uma explosão de gás.

Um porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia especificou que foram retiradas dos escombros do edifício 12 pessoas, cinco das quais com vida, tendo sido resgatados mais seis corpos esta quarta-feira.

O mesmo porta-voz adiantou que os trabalhos de resgate de vítimas foram, entretanto, suspensos, devido ao risco de colapso do que restou do edifício de nove andares.

As operações de resgate estão também a ser dificultadas pelas baixas temperaturas, que rondam os 20 graus negativos em Magnitogorsk, situada no sul dos Urais, não muito longe da fronteira com o Cazaquistão.

O Presidente russo, Vladimir Putin, deslocou-se na segunda-feira ao local do desmoronamento e visitou os hospitais para onde foram conduzidos feridos.

[Artigo atualizado às 9h08 de quarta-feira, dia 2 de janeiro]