Nove pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, depois de um homem ter deliberadamente avançado com o seu carro sobre uma multidão que celebrava o Ano Novo numa rua de Tóquio.

Kazuhiro Kusakabe, de 21 anos, lançou, com “intenção de matar”, a viatura contra as pessoas que estavam na rua Takeshita, no bairro de Harajuku, em Tóquio, apenas dez minutos depois da meia-noite, declarou à AFP um porta-voz da polícia.

Segundo a estação de televisão NHK, Kusakabe disse à polícia que agiu assim como forma de “retaliação contra a pena de morte”, sem dar mais detalhes.

As imagens da televisão mostravam o carro, um pequeno modelo a bordo do qual o jovem viajou desde Osaka, oeste do Japão, com a frente esmagada e o para-brisas partido. Segundo meios de comunicação social locais, foi encontrada dentro do carro uma lata de querosene.

Um estudante ficou gravemente ferido e foi transportado para o hospital, onde foi submetido a uma cirurgia, informou o porta-voz da polícia, adiantando que Kazuhiro Kusakabe foi preso por tentativa de homicídio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com jornais japoneses, Kusakabe atingiu um total de nove pessoas na rua Takeshita, que na altura estava fechada ao trânsito e estava cheia de pessoas reunidas para celebrar a chegada do Ano Novo.

A rua Takeshita é considerada o centro da juventude e da moda no Japão, atraindo dezenas de milhares de turistas diariamente.

De acordo com as primeiras indicações, não há nenhum estrangeiro entre os feridos.