Nancy Pelosi acaba de ser eleita como líder da Câmara dos Representantes dos EUA com um total de 220 votos, tendo ficado à frente do opositor Republicano Kevin McCarthy, que somou apenas 192 votos. Segundo o The New York Times, esta vitória significa que os Democratas passam a controlar este importante bastião da democracia norte-americana e Pelosi regressa ao cargo onde fez história, quando em 2007 passou a ser a primeira mulher a ocupar esta posição, a mais importante do Congresso.

A sua eleição surgiu no 13º dia do shutdown governamental que tem paralisado os EUA, tudo por causa da oposição à vontade do Presidente Trump de edificar o muro na fronteira com o México e reforçar as já pesadas políticas de imigração.

O clima de tensão entre os dois polos políticos dos EUA ficou mais leve com a pacífica transição que se verificou esta quinta-feira, no Capitólio, quando os Republicanos passaram a pasta aos Democratas graças à eleição de Nancy Pelosi — que foi afastada em 2011 em pleno apogeu do movimento político conservador Tea Party.

“Quando os nossos novos membros fizerem o juramento, o Congresso será refrescado e a nossa democracia será reforçada pelo otimismo, idealismo e patriotismo desta nova leva de legisladores”, afirmou Pelosi num comunicado cedido à Câmara dos Representantes. “Trabalhando juntos vamos renovar a promessa do sonho Americano para todas as famílias, promovendo o progresso em todas as comunidades”.

Com esta vitória, Pelosi passou a ser a primeira mulher na história dos EUA a conquistar uma reeleição para o cargo de líder da Câmara dos Representantes — há 60, o representante do Texas Sam Rayburn foi o primeiro a alcançar tal feito.

Recorde que a Câmara dos Representantes é uma das partes do Congresso norte-americano — o Senado completa a estrutura governativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR