Rádio Observador

Montepio

Montepio perde 3,6 milhões de euros com a venda do moçambicano Banco Terra

A venda da participação no moçambicano Banco Terra vai afetar desfavoravelmente os resultados líquidos do Montepio em 3,6 milhões de euros, tendo proporcionado um proveito estimado de 3,2 milhões.

Caixa Económica Montepio Geral em Lisboa

MIGUEL A.LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A venda da participação no moçambicano BTM — Banco Terra vai afetar desfavoravelmente os resultados líquidos da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) em 3,6 milhões de euros, revelou esta quinta-feira a instituição em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A venda da participação detida pelo grupo CEMG no BTM proporcionou um proveito estimado de 3,2 milhões de euros nas demonstrações financeiras consolidadas de 2018, explica no comunicado.

Mas a concretização desta operação originou a perda de controlo desta subsidiária, determinando, de acordo com as normas contabilísticas aplicáveis, a reciclagem da reserva cambial negativa de 6,8 milhões de euros por contrapartida de resultados do exercício. “Assim, os resultados líquidos da CEMG vão ser afetados desfavoravelmente em 3,6 milhões de euros”, conclui a instituição na informação complementar sobre a venda da participação.

No comunicado, o grupo acrescenta que, ao nível dos rácios de capital da CEMG, esta operação aportou impactos estimados positivos de 9 pontos base no rácio Core Tier 1 (Common Equity Tier 1) e de 6 pontos base no rácio de Capital Total, em ambos os casos suportados na diminuição dos ativos ponderados pelo risco.

O acordo de venda da participação detida no capital social do BTM concretizou a venda da participação de 45,78% que a participada Montepio Holding detinha no capital social do Banco Terra.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crescimento Económico

Como vai o motor da nossa economia?

Luís Ribeiro

Estamos a viver “à sombra da bananeira” de uma alta imobiliária que alguns consideram já ser mais uma “bolha” do que um “boom”. É uma ilusão que se esfuma facilmente e é incapaz de arrastar a economia

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)