Fazer atividades do dia-a-dia com os olhos vendados e ser filmado a tentar fazê-las é a nova moda que anda a circular na internet. Este é o desafio “Bird Box”, inspirado no novo filme (com o mesmo nome) protagonizado pela atriz Sandra Bullock, e que já fez com que a Netflix emitisse um alerta a avisar as pessoas para não tentarem fazê-lo pelos perigos que envolvem. As tarefas em causa vão desde ações tão banais como estar sentado em frente a uma televisão ligada até tentar acertar numa chávena com líquidos quentes ou mesmo conduzir um carro — tudo de olhos tapados. Algumas situações já acabaram no hospital.

O desafio segue o mesmo rumo que o filme “Bird Box” leva. A parte “desafiante” estará em vendar os olhos enquanto se tentam executar tarefas. Certo é que até youtubers já alinharam no “jogo” e o fenómeno parece estar a ficar cada vez mais viral. Foi o caso da youtuber Morgan Adams, que aderiu ao desafio durante 24 horas e partilhou um vídeo do resultado no seu canal. Ao fim de cinco dias, já tinha mais de dois milhões de visualizações.

A Netflix já publicou um alerta no Twitter a pedir que ninguém se magoe ao fazer o challenge da “Bird Box”.

Apesar do perigo que está subjacente ao desafio, o filme tornou-se de facto mais popular com ele: na semana passada, a Netflix deu conta de que 45 milhões de subscritores tinham visto o “Bird Box” na primeira semana logo após o seu lançamento. Este foi um recorde da plataforma de streaming relativamente a conteúdo original. O trailer do filme pode ser visto aqui.