Números de telemóvel e de cartão de crédito, dados bancários, recibos, números de identificação, mensagens em conversas privadas, números de fax e cartas. Uma conta de Twitter com o nome G0d, que entretanto foi suspensa, publicou uma série de informações e dados pessoais de vários políticos alemães, começando em deputados de parlamentos regionais e acabando na chanceler Angela Merkel e no Presidente Frank-Walter Steinmeier.

De acordo com  o jornal Bild, os dados divulgados dizem respeito a 405 políticos da coligação CDU/CSU, de Angela Merkel. Além disso, também foram afetados 294 membros do SDP, 105 dos Verdes, 82 do Die Linke e 28 do FDP. Desta forma, o ataque atingiu todas as principais forças políticas alemãs com exceção da AfD, partido de direita populista e anti-imigração.

No específico de Angela Merkel, escreve o Deutsche Welle, que cita a agência de notícias DPA, foram divulgados o seu número de fax, endereço de email e também várias cartas escritas e recebidas pela chanceler. “No que diz respeito à chancelaria, parece que, de acordo com uma avaliação inicial, não foram publicados dados ou informações sensíveis, o que inclui a chanceler”, assegurou uma porta-voz do Governo alemão.

As informações teriam sido publicadas ainda durante o mês de dezembro, mas foi só na noite de quinta-feira que as autoridades alemãs deram pela sua divulgação.

Em comunicado, os serviços de informações da Alemanha, o BSI, disseram estar a “investigar intensivamente o problema em estreita cooperação com outras instituições federais”. No mesmo tweet lê-se ainda que, apesar da extensão do ataque informático, este não chegou às redes de contacto confidenciais do Governo de Angela Merkel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ministra da Justiça, Katarina Barley, já reagiu a esta notícia. “Os responsáveis querem prejudicar a nossa confiança na democracia e as nossas instituições”, disse a ministra, que classificou este incidente como sendo “um ataque grave”.