A Marinha Real britânica enviou o navio de patrulha HMS Mersey para as águas do Canal da Mancha para impedir a passagem de imigrantes da França para o Reino Unido, informou esta sexta-feira o Ministério da Defesa.

A embarcação vai manter-se na costa sudeste da ilha da Grã-Bretanha provisoriamente até que cheguem ao local outros dois navios do serviço de fronteiras do Reino Unido que estão colocados no Mediterrâneo — o HMC Protector e o HMC Seeker. A colaboração da Armada “ajudará a evitar que os imigrantes façam essa jornada perigosa”, disse o ministro da Defesa, Gavin Williamson, em comunicado.

Pelo menos 239 pessoas entraram no Reino Unido a partir da costa francesa desde o início de novembro, o que levou o ministro do Interior, Sajid Javid, a anunciar várias medidas e a solicitar a colaboração do Exército. “O meu objetivo continua a ser proteger a fronteira britânica e evitar a perda de vidas no canal, razão pela qual o governo decidiu usar um navio da Armada para apoiar os esforços atuais”, disse Javid.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR