Rádio Observador

Ferrari

Urus não vai ficar sozinho. Vem aí Ferrari e McLaren

114

Depois da Lamborghini ter dado o pontapé de saída com o Urus, é certo que vem aí uma série de SUV superdesportivos de construtores como a Ferrari e (até) da McLaren.

Um SUV é um tipo de veículo que de desportivo não tem rigorosamente nada. É demasiado alto, muito pesado e com a mecânica mal colocada, demasiadamente à frente e em cima, para se conseguir uma correcta distribuição de massas pelos dois eixos. Pelo que fazer um SUV de grande porte acelerar e travar de forma eficaz, além de curvar de modo exuberante e capaz de proporcionar prazer a quem vai ao volante, é quase uma missão impossível. Mas nada que assuste os engenheiros das marcas mais conceituadas.

Depois da Lamborghini ter decidido que o caminho era por aí, tanto mais que tinha à disposição as plataformas e mecânicas do Grupo Volkswagen, rapidamente se percebeu que os SUV superdesportivos iam ser um sucesso de vendas. Apesar das generosas dimensões dos modelos e do enorme apetite dos seus motores a gasolina, o fabricante italiano provou que conseguiam ser terrivelmente eficazes e espectaculares.

Isto levou a Ferrari, que no passado jurou a pés juntos que “camionetas” não era a sua especialidade, a ter de engolir as palavras e tratar de conceber um SUV, que garante “ser completamente distintos dos restantes”. A Aston Martin, que tinha anunciado que um super SUV também fazia parte dos projectos imediatos, já mostrou o DBX em acção e se esta marca britânica já enveredou por este caminho, depois da Ferrari e Lamborghini, a McLaren não pode ficar de fora. Ainda que, de momento, continue a afirmar o que marca do Cavalino Rampante disse em tempos: “SUV nem pensar”.

Como ainda não há fotos nem desenhos destes veículos, eis que o designer Giorgi Tedoradze decidiu avançar com propostas próprias e que não estão nada mal.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)