786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Vamos destituir este filho da p***", diz congressista democrata sobre Trump

Este artigo tem mais de 5 anos

Recém-eleita congressista do Michigan usou a expressão "filho da p***" para se referir a Donald Trump. "Vou sempre dizer a verdade", disse ainda recusando-se a pedir desculpa.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Pouco depois de ter tomado posse na Câmara dos Representantes, a congressista Rashida Tlaib, eleita pelo partido democrata no estado do Michigan, saltou para as páginas dos jornais por se ter referido a Donald Trump de forma bastante ofensiva: “Vamos destituir aquele filho da p***”, disse no calor do discurso.

O momento aconteceu quando a congressista discursava para um grupo de pessoas num evento festivo e informal patrocinado pelo grupo progressista MoveOn, em Washington D.C. Segundo a CNN, foi quando Rashida Tlaib recordava o momento em que foi eleita para o Congresso, nas eleições intercalares de novembro passado, que usou aquela expressão difamatória para se referir ao presidente dos EUA.

“Quando o teu filho olha para ti e diz ‘mãe, olha, ganhaste, os bullies perderam’, eu olho para ele e digo ‘querido, eles não vão ganhar porque nós vamos chegar lá e vamos destituir aquele filho da p***'”, disse esta quinta-feira, referindo-se a um impeachment a Donald Trump. O momento do discurso foi partilhado inicialmente no Twitter, em vídeo, por Nestor Ruiz, um ativista do grupo United We Dream. Entretanto, o vídeo já não se encontra no Twitter, mas o jornal Daily Mail publicou-o.

A congressista do Michigan, que é a primeira mulher americana-palestiniana a chegar ao Congresso norte-americano recusou-se a pedir desculpa pelo uso do palavrão, usando o Twitter para garantir que iria sempre “dizer a verdade”. Uma hora depois voltaria ao Twitter para insistir: “Isto não é apenas sobre Donald Trump. É sobre todos nós. Numa altura de crise constitucional, temos de nos erguer”, escreveu.

Tlaib tem sido, de resto, uma das maiores defensora do impeachment de Donald Trump, apesar de a posição oficial dos democratas no Congresso ser bastante mais cautelosa quanto a um pedido de destituição do presidente norte-americano.

As palavras duras da recém-eleita representante dos democratas levaram o líder da minoria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin Mccathy, a instar a porta-voz do Congresso, Nancy Pelosi a demarcar-se do uso daquele palavreado. Numa entrevista à NBC News, contudo, Pelosi recusou-se a censurar as palavras de uma congressista democraticamente eleita. “Não estou no negócio da censura”, disse, defendendo que as palavras de Rashida Tlaib não eram “piores” do que o “típico vernáculo” do presidente Trump.

Também o gabinete da congressista emitiu esta sexta-feira uma nota a justificar as palavras de Rashida Tlaib. “A congressista acredita absolutamente que é preciso um impeachment. Ela candidatou-se e ganhou deixando isso bem claro perante os eleitores do seu distrito. As ações de Donald Trump prejudicaram o Michigan e o país, e a congressista Tlaib não vai ficar em silêncio enquanto o impeachment não acontecer”, lia-se na nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora