Em Itália, uma quadrilha de ladrões decidiu roubar o conteúdo de uma carrinha de valores. O veículo em causa transportava 2,3 milhões de euros, destinados a pagar as pensões dos habitantes da pequena vila de Matera, próximo de Bari.

Recorrendo a dois camiões, que usaram para imobilizar a carrinha, numa zona em que os rails de protecção a impediam de evitar o cerco, os gatunos deram depois uso a uns ‘abre-latas’ muito particulares e de dimensões generosas. Referimo-nos a duas retroescavadoras de lagartas que, com as suas pás de carga, cortaram com os seus robustos “dentes” a estrutura da carrinha como se fosse manteiga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rasgada a viatura, o grupo de quatro a cinco elementos, encapuzados e armados com metralhadoras, pegou no dinheiro e pôs-se em fuga. Não sem antes incendiar os camiões.

A polícia anda desde o dia 2 de Janeiro à procura da quadrilha, bem como dos 2,3 milhões de euros, mas tudo o que encontrou, até ao momento, foram os camiões e as duas retroescavadoras que os criminosos deixaram para trás.