A forte queda de neve e os riscos de avalanche levaram esta segunda-feira ao corte do acesso a várias regiões austríacas, onde há localidades isoladas, numa altura em que se contabilizam cinco mortos e dois desaparecidos.

Desde meados da semana passada, caíram 150 centímetros de neve no centro e norte deste país montanhoso e mesmo em regiões de baixa altitude, de acordo com os serviços meteorológicos austríacos.

O nível de neve acumulado e os riscos de avalanche tornaram as estradas intransitáveis e perigosas.

Três esquiadores, dois alemães e um esloveno, foram encontrados mortos fora da área assinalada para a prática de esqui durante o fim de semana, enquanto dois alpinistas soterrados foram descobertos esta segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois outros caminhantes estão desaparecidos no nordeste do país.

Na região de Salzburgo, um total de quase três metros de neve foram medidos a 2.317 metros de altitude.

No Estado da Estíria, cerca de 2 mil pessoas, incluindo turistas, ficaram impedidos de sair das localidades no vale de Sölktal, já que não era possível aceder por estrada.

Entretanto, as deslocações dos helicópteros do Exército foram limitadas por poderem aumentar o risco de avalanches devido ao mau tempo.

Aos alunos deste Estado foi recomendado que ficassem esta segunda-feira em casa se não fosse seguro o percurso até às escolas.

Muitas escolas na região de Salzburgo deverão estar fechadas na terça e na quarta-feira devido à forte queda de neve.

No maciço de Hochkar, as pistas de esqui encerraram hoje e assim vão permanecer até nova indicação.