A força aérea israelita atacou esta segunda-feira posições militares do Hamas na faixa de Gaza, em resposta ao disparo de um morteiro lançado a partir do enclave, informou o Exército.

“Um morteiro disparado de Gaza na direção de Israel foi identificado e intercetado pelo sistema de defesa aérea ‘Iron Dome'”, informaram as Forças de Defesa de Israel, durante a noite, na conta oficial da rede social Twitter. Três horas mais tarde, o Exército israelita anunciou a retaliação.

Aviões de combate e helicópteros atacaram “alvos terroristas em acampamentos militares do Hamas” no norte da Faixa de Gaza, segundo os militares. O enclave é controlado desde 2007 por aquele movimento extremista islâmico. Depois de várias escaladas de violência na faixa de Gaza, entre o Hamas e Israel, a calma prevaleceu nas últimas semanas.

O Hamas e Israel travaram três guerras desde 2008. Desde o o início dos protestos em Gaza, a 30 de março do ano passado, designada “Marcha do Retorno”, pelo menos 240 palestinianos morreram na sequência de ataques israelitas.