Volkswagen

Vem aí um Golf (bem) mais barato, dizem os alemães

149

Um Golf para quem pode e outro Golf para quem não pode. Será nisto que a VW estará a trabalhar, de acordo com a imprensa alemã. O Golf mais baratinho pode passar a ser o modelo de entrada na gama.

Numa altura em que é aguardada para este ano a revelação da oitava geração do Golf, que deverá ser introduzida no mercado no segundo semestre de 2019, eis que a imprensa especializada alemã vem revelar que, afinal, pode não haver um mas sim dois Golf – o “normal”, que vai tornar-se ainda mais sofisticado, tecnológico e caro, se a tradição se mantiver; e depois outro, mais barato, para quem gostava de ter um Golf, mas não tem orçamento para lá chegar.

De acordo com a Auto Bild, a Volkswagen está a trabalhar naquilo que designa internamente por “Golf Light”. Portanto, um Golf mais leve na tecnologia – ou, melhor, na ausência dela – e no preço. Só que, ao contrário do que seria de supor, esta proposta mais acessível não pretende disputar os clientes do Polo, apontando antes armas à clientela do pequeno up!

Por volta de 2020, o pequeno citadino deveria conhecer uma nova geração, mas o mais natural é que o fabricante aproveite a oportunidade para substituí-lo por um “nome” mais forte, tirando assim partido da imagem que o Golf veio a conquistar ao longo dos anos – ou não fosse o compacto o bestseller da Volkswagen. Mas as vantagens, do ponto de vista comercial, não ficariam por aí. Prevendo-se que o Golf Light venha a praticar um preço algures no intervalo entre um Dacia muito caro e o mais básico dos Skoda, a Volkswagen teria neste modelo a sua nova porta de entrada na gama, oferecendo aos clientes a percepção de pagarem menos e terem mais – mais espaço. Isto porque o “levezinho” deverá montar-se na mesma plataforma que já serve o Polo, a MQB-A0, pelo que oferecerá necessariamente dimensões mais generosas que o actual up!

Em contrapartida, se a ideia é mesmo arrasar no preço, será de esperar que o Golf Light faça uma severa dieta ao nível dos acabamentos, privilegiando plásticos mais duros (e baratos), estruturas de montagem fácil (e rápida) e, ainda, um interior muito simplificado, que se resumirá a pouco mais do que o básico. Ao que tudo indica, a lógica de austeridade estender-se-á à oferta de motorizações, que deverá limitar-se ao 1.0 TSI com caixa manual de cinco velocidades.

Uma vez que nada de oficial foi comunicado a este respeito, convém ressaltar que a Volkswagen poderá estar a trabalhar não num novo modelo de entrada, mas sim num Golf destinado aos mercados emergentes, como China, Índia ou Brasil. Seja como for, parece certo que a caminho está mesmo um Golf mais baratinho.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)