Rádio Observador

Aquecimento Global

Aquecimento global dos oceanos é equivalente a uma bomba atómica por segundo

566

Mais de 90% do calor armazenado devido às emissões de gases com efeito de estufa foi absorvido pelos oceanos. O aquecimento do mar é o equivalente à explosão de uma bomba atómica por segundo.

Mais de 90% do calor armazenado devido às emissões de gases com efeito de estufa foi absorvido pelos oceanos

Getty Images

Nos últimos 150 anos, o aquecimento global aqueceu os oceanos por aquilo que se pode comparar à explosão de uma bomba atómica por segundo, de acordo com novas investigações. Mais de 90% do calor armazenado devido às emissões de gases com efeito de estufa foi absorvido pelos oceanos, sendo que apenas algumas quantidades desse calor foram as responsáveis pelo aquecimento do ar, da terra e das calotas de gelo.

De acordo com uma nova pesquisa, a grande quantidade de energia que está a ser absorvida pelos oceanos é a responsável pelo aumento do nível do mar e pela maior intensidade de furacões e tufões que se vão formando. Um cálculo do The Guardian conclui que o aquecimento médio ao longo destes últimos 150 anos era equivalente à explosão de 1,5 bombas atómicas de Hiroshima por segundo.

Citada pelo jornal, a professora da Universidade de Oxford Laure Zanna, a líder da pesquisa, afirmou que tenta não fazer o cálculo por achar os resultados preocupantes e que, geralmente, se compara o aquecimento ao uso da energia humana “para torná-lo menos assustador”.

A pesquisa, publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences, vem sublinhar o facto de ser cada vez mais importante estimar aumentos do nível do mar futuros para que a preparação para enfrentá-los seja possível e aplicável. O aumento do nível das águas do mar tem estado entre os impactos mais perigosos de longo prazo das alterações climáticas.

Por seu turno, os investigadores dizem que parte deste aumento é motivado pelo derretimento do gelo na Gronelândia, apesar de um dos fatores significantes para tal tem sido a expansão física da água, à medida que ela aquece.

Segundo os investigadores, “entender as alterações do calor nos oceanos e o papel da sua circulação na formação de padrões de aquecimento continuam a ser a chave para prever as mudanças climáticas a nível global e regional e o aumento do nível do mar.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Alterações Climáticas

O Triunfo dos Porcos

João Pires da Cruz
673

A ciência não é uma questão de opinião. Não é uma democracia onde se valoriza a liberdade de expressão. Vive de alguma diversidade, mas só na posse de todos os dados, no conhecimento do que está certo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)