Rádio Observador

Elétricos

Esta pick-up eléctrica é mais rápida do que o Porsche Taycan

401

Fala-se muito da pick-up da Tesla, mas se essa ainda tarda, a Rivian já cá está e é um caso sério. Eléctrica e com 4 motores de 200 cv, chega aos 100 km/h em cerca de 3 segundos, batendo o Taycan.

Rivian é um construtor de veículos que, curiosamente, ainda não fabricou nenhum. Mas já emprega 600 pessoas e possui centros de investigação e desenvolvimento em Playmouth, no Michigan, e em San Jose e Irvine, ambos na Califórnia, além de uma fábrica em Normal, no Illinois, sendo vista por muitos como a nova Tesla. Tanto pelo potencial tecnológico que revela, como pela sua capacidade de inovação.

A versão SUV do Rivion R1T vai herdar a mesma plataforma, mecânicas e baterias

É claro que a Rivian pretende fabricar vários tipos de veículos, sempre eléctricos, mas começou por uma pick-up (R1T) e um SUV (R1S), ambos sobre a mesma base e de dimensões generosas. Vão existir baterias com várias capacidades, a mais simples com 105 kWh, ultrapassando a maior da Tesla, disponibilizando para os mais exigentes 135 kWh e 180 kWh, qualquer uma delas capaz de ser recarregada com uma potência máxima de 160 kW. A versão mais potente monta quatro motores de 200 cv, apesar de depois limitá-los a uma potência conjunta de 764 cv, o que lhe permite ultrapassar 100 km/h em cerca de 3,0 segundos, o que bate os prometidos 3,5 segundos para o Porsche Taycan, com 600 cv.

Com um interior destinado a alojar cinco passageiros, uma caixa de carga multifunções e, entre os dois, um espaço para arrumos transversal onde se pode transportar uma prancha de surf, a Rivian R1T é capaz de atingir 200 km/h e lidar com qualquer situação que lhe apareça pela frente numa incursão por fora de estrada, uma vez que os seus quatro motores fornecem um total de 14.000 Nm de força, o que dá 3.500 Nm de binário por roda, de acordo com o fabricante. O número é ‘assustador’, sobretudo porque mesmo o incrivelmente possante Lamborghini Urus dispõe de apenas 850 Nm, ainda que este valor seja à saída do motor e não nas rodas.

Mas além destes detalhes técnicos, impressionantes só por si, a Rivian inclui uma série de detalhes que fazem a diferença. Mas mais do que descrevê-las, o melhor mesmo ouvir o responsável pelo fabricante defender os pergaminhos da sua pick-up:

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Minas

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

Filipe Anacoreta Correia
1.234

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)