Elétricos

Esta pick-up eléctrica é mais rápida do que o Porsche Taycan

401

Fala-se muito da pick-up da Tesla, mas se essa ainda tarda, a Rivian já cá está e é um caso sério. Eléctrica e com 4 motores de 200 cv, chega aos 100 km/h em cerca de 3 segundos, batendo o Taycan.

Rivian é um construtor de veículos que, curiosamente, ainda não fabricou nenhum. Mas já emprega 600 pessoas e possui centros de investigação e desenvolvimento em Playmouth, no Michigan, e em San Jose e Irvine, ambos na Califórnia, além de uma fábrica em Normal, no Illinois, sendo vista por muitos como a nova Tesla. Tanto pelo potencial tecnológico que revela, como pela sua capacidade de inovação.

A versão SUV do Rivion R1T vai herdar a mesma plataforma, mecânicas e baterias

É claro que a Rivian pretende fabricar vários tipos de veículos, sempre eléctricos, mas começou por uma pick-up (R1T) e um SUV (R1S), ambos sobre a mesma base e de dimensões generosas. Vão existir baterias com várias capacidades, a mais simples com 105 kWh, ultrapassando a maior da Tesla, disponibilizando para os mais exigentes 135 kWh e 180 kWh, qualquer uma delas capaz de ser recarregada com uma potência máxima de 160 kW. A versão mais potente monta quatro motores de 200 cv, apesar de depois limitá-los a uma potência conjunta de 764 cv, o que lhe permite ultrapassar 100 km/h em cerca de 3,0 segundos, o que bate os prometidos 3,5 segundos para o Porsche Taycan, com 600 cv.

Com um interior destinado a alojar cinco passageiros, uma caixa de carga multifunções e, entre os dois, um espaço para arrumos transversal onde se pode transportar uma prancha de surf, a Rivian R1T é capaz de atingir 200 km/h e lidar com qualquer situação que lhe apareça pela frente numa incursão por fora de estrada, uma vez que os seus quatro motores fornecem um total de 14.000 Nm de força, o que dá 3.500 Nm de binário por roda, de acordo com o fabricante. O número é ‘assustador’, sobretudo porque mesmo o incrivelmente possante Lamborghini Urus dispõe de apenas 850 Nm, ainda que este valor seja à saída do motor e não nas rodas.

Mas além destes detalhes técnicos, impressionantes só por si, a Rivian inclui uma série de detalhes que fazem a diferença. Mas mais do que descrevê-las, o melhor mesmo ouvir o responsável pelo fabricante defender os pergaminhos da sua pick-up:

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)