Vários consulados estrangeiros foram evacuados em Melbourne, na Austrália, com as autoridades a informarem que estão a investigar múltiplos casos de pacotes suspeitos entregues em diversas missões diplomáticas. A Polícia Federal Australiana adiantou em comunicado que a polícia e os serviços de emergência estão a examinar pacotes suspeitos entregues em consulados estrangeiros.

Em Melbourne funciona o Consulado de Portugal, mas este encontra-se encerrado até 21 de janeiro, segundo uma mensagem automática disponibilizada a quem tenta contactar telefonicamente aquele serviço. Vários órgãos de comunicação social locais e internacionais estão a noticiar que este incidente também se verificou em algumas embaixadas na capital australiana, em Camberra.

Contactada pela Lusa, a embaixada de Portugal em Camberra escusou-se a prestar qualquer informação. O portal de emergência do estado de Vitória, cuja capital é Melbourne, observou pelo menos dez incidentes relacionados com a receção de “material perigoso”.

Algumas das missões diplomáticas em Melbourne, que receberam estes pacotes com potenciais substâncias perigosas, são os consulados dos Estados Unidos, Índia, França, Hong Kong, Nova Zelândia, Itália, Suíça, Paquistão e Grécia, informou a estação televisiva ABC. Policias, equipas de bombeiros e ambulâncias foram observadas em várias missões diplomáticas, incluindo as da Índia, Itália, Espanha e Alemanha.

Os incidentes acontecem depois de um pacote suspeito ter sido intercetado no consulado argentino em Sydney, na segunda-feira, no qual a polícia recolheu uma amostra de uma substância para testes, cujos resultados ainda não foram revelados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR