Rádio Observador

Saúde

Infarmed alerta que produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, para a disfunção erétil, são ilegais

O Infarmed informou que os produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, destinados a problemas de disfunção erétil, são proibidos em Portugal. Os três produtos são normalmente vendidos na Internet.

O Infarmed já tinha emitido um alerta semelhante na semana passada, em relação a dois produtos destinados à obesidade, hipertensão e ansiedade

Inácio Rosa/LUSA

O Infarmed alertou esta quarta-feira que os produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, destinados a problemas de disfunção erétil, são ilegais. A Autoridade Nacional do Medicamento explica em comunicado que os três produtos em questão contêm “substâncias destinadas ao tratamento da disfunção erétil” e são por isso ilegais, já que são “substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em medicamentos” e que não dispõem de “autorização de introdução no mercado em Portugal”.

Todos os produtos foram detetados na alfândega, no âmbito do protocolo de uma colaboração entre o Infarmed e a Autoridade Tributária e Aduaneira, destinada ao combate à falsificação de medicamentos. A Autoridade ressalva, contudo, que nenhum dos três produtos foi encontrado à venda em farmácias ou noutro estabelecimento do circuito legal de venda de medicamentos, pelo que a venda deve ocorrer normalmente “através da Internet”.

O Infarmed explica então que “as entidades que disponham destes produtos não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo comunicar de imediato” à Autoridade Nacional do Medicamento, e informa que “os utentes que disponham deste produto não o devem utilizar, devendo entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição”.

De recordar que, no passado dia 3 de dezembro, o Infarmed já tinha informado que os produtos PowerFite e Diet Slim, para o tratamento da hipertensão, obesidade e ansiedade, são proibidos em Portugal. O mesmo para os produtos “Composto Natural Dieta” e “Redux – Redutor de Medidas”, conforme noticiado no dia 8.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mfernandes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)