O guia supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, disse esta quarta-feira que certos responsáveis norte-americanos são “idiotas de primeira classe” num discurso divulgado na rede social Twitter. “Alguns responsáveis norte-americanos fingem ser loucos. Claro que não concordo com isso, mas eles são idiotas de primeira classe”, disse o “número um” da República Islâmica do Irão.

O ayatollah Khamenei criticou os responsáveis dos Estados Unidos que terão previsto uma mudança de regime no Irão antes do final de 2018. “Recentemente, um político norte-americano disse, durante uma manifestação de terroristas e de bandidos, que esperava celebrar o Natal em Teerão”, disse o guia supremo. “O Natal foi há alguns dias. É assim que os norte-americanos fazem os seus cálculos”, adiantou.

Khamenei não precisou a quem se referia, mas alguns membros da administração do Presidente Donald Trump apelaram a uma mudança de regime no Irão e previram que tal ocorrerá em breve. Entre os que fizeram declarações naquele sentido encontra-se John Bolton, conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca. “Antes de 2019, faremos a festa em Teerão”, disse Bolton em julho de 2017, durante uma concentração em Paris dos Mujahidine do Povo (MEK), oposição iraniana no exílio.