Se receber uma chamada em nome da Microsoft a pedir detalhes como informações sobre o seu cartão de crédito, ignore. É fraude. O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alertou esta quinta-feira para telefonemas falsos, que estão a ser feitos em nome da empresa para “roubo de informações e/ou ataque de ransomware“.

Em comunicado, o CNCS afirma que “tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft” e através de falsos “funcionários” que tentam aceder a detalhes dos cartões de crédito e “incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador“. Objetivo: conseguirem aceder remotamente a dados sensíveis. A intenção, explica a nota divulgada, é roubar informações e conseguir codificar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate para que este seja desbloqueado.

“Se for vítima deste tipo de ataque, não deve dar resposta a género de contacto e, muito menos, fornecer qualquer tipo de dado pessoal. É também recomendável que faça sempre queixa às autoridades competentes”, sublinha o CNCS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR