BMW

UVE e BMW ligam Lisboa-Marraquexe no i3 com 42 kWh

A UVE, em mais uma iniciativa para promover a utilização de veículos eléctricos, decidiu ligar Lisboa a Marraquexe nos BMW i3 com a nova bateria de 42 kWh, por ocasião da prova local da Fórmula E.

Autor
  • Observador

A Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) continua apostada em provar que é cada vez mais fácil realizar longas viagens em veículo eléctrico. Desta vez, por ocasião da prova marroquina a contar para o campeonato do mundo da Fórmula E, que a BMW lidera após a primeira prova da época, a UVE pegou em três i3, já com a nova bateria de 120 Ah, decidida a ligar Lisboa a Marraquexe. A viagem, com intervalos regulares para recarregar as baterias dos veículos e o estômago da equipa, pressupõe ligar as duas cidades, cumprindo os cerca de 1.200 km que as separam, dos quais 900 km são em auto-estrada, em cerca de um dia e meio.

Após a partida na capital, seguem-se paragens para recarregar em Aljustrel, Loulé, Sevilha e Tarifa, com pernoita antes da ligação por ferry a Tanger, já no continente africano. Em Marrocos serão percorridos cerca de 580 km, com uma paragem pelo meio para “alimentar” os corpos e as baterias, aproveitando o facto deste reino ser um dos poucos locais no continente em que existe uma rede minimamente satisfatória de postos de carga eléctricos.

Como se previa, a ligação Lisboa-Vila Real de Santo António, junto à fronteira com Espanha, foi a mais fácil de realizar, com um modelo que, mesmo com a nova bateria de maior capacidade, fica pouco à vontade com tiradas superiores a 200 km, pois apesar de anunciar uma autonomia em WLTP entre 285 e 308 km (dependendo dos pneus usados), este é um valor difícil de atingir com o veículo mais pesado e exclusivamente em auto-estrada.

Aproveitando o facto de se estarem a deslocar em três BMW i3, dois na versão normal de 170 cv e o terceiro um i3S, com 184 cv, a equipa da UVE aproveitou para realizar uns testes de consumo e de autonomia. Em modo de condução EcoPro+, para maximizar o aproveitamento do acumulador, os i3 cumpriram 207 km, tendo chegado com ainda 25% de energia, o que apontaria para uma autonomia de 276 km a uma velocidade de 110 km/h. Nas mesmas condições, o i3S poderia cumprir 255 km com uma carga.

No percurso seguinte, rumo a Sevilha, sempre segundo dados publicados no Facebook da UVE, com os três veículos a rodar em EcoPro, com o cruise control nos 120 km/h, os i3 registaram consumos de 19,3 e 20,9 kWh/100 km. Este valor médio permite antecipar uma autonomia, a este ritmo, em torno dos 200 km.

Se a parte mais complicada da viagem se resumiu à travessia de Espanha, rumo a Tarifa, uma vez em Marrocos tudo deverá correr de feição, rumo a Marraquexe, onde se irá disputar este fim-de-semana o Grande Prémio de Fórmula E.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)