Enfermeiros

Governo aceita consagrar categoria de enfermeiro especialista

2.004

O Ministério da Saúde aceitou consagrar a categoria de enfermeiro especialista, avança o Expresso. Sindicato tinha admitido essa possibilidade. Reuniões com Governo foram retomadas esta sexta-feira.

Os enfermeiros têm estado em greve, um protesto que já levou ao adiamento de milhares de cirurgias no país

RODRIGO ANTUNES/LUSA

O Ministério da Saúde aceitou consagrar a categoria de enfermeiro especialista, noticiou o Expresso. Esta decisão vai beneficiar cerca de dez mil dos 18 mil profissionais com o título de especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros e deverá custar 40 milhões de euros por ano, referiu o mesmo jornal.

Essa possibilidade tinha sido admitida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que, na semana passada, anunciou que tinha havido um avanço nas negociações com o Governo. Estas foram retomadas esta sexta-feira, depois de terem sido adiadas um dia (estavam originalmente marcadas para esta quinta) porque o Ministério precisava de mais tempo para apreciar a proposta dos sindicatos.

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) anunciou nesta quarta-feira que vai desconvocar o primeiro de dois períodos de greve que tinham início este mês, uma forma de “criar espaço para as negociações”, mas mantendo o segundo pré-aviso de uma paralisação prevista entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro. O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) também já desconvocou a paralisação agendada para os dias 8 a 11 de janeiro.

Além de uma carreira que contemple a categoria de especialista, os enfermeiros reivindicam uma redução na idade da reforma. Foi esta a base da greve nos blocos operatórios que levou ao adiamento de milhares de cirurgias entre 22 de novembro e final de dezembro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Enfermeiros

Abriu a época de caça ao enfermeiro

João Paulo Carvalho
4.493

As redes sociais vieram exponenciar o modus operandi, na era em que todos têm direito a ter opinião, exércitos de perfis falsos destilam veneno a soldo. Importa que se saiba que o ardil é inteligente 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)