Tech Auto

Magia! O reboque “desaparece” para facilitar manobras

Fixe este nome: Valeo XtraVue Trailer. Fazer manobras ou circular pela cidade a puxar um reboque não é tarefa fácil, pois tende a limitar a visão e, logo, a segurança. A Valeo pôs fim a tudo isto.

A Valeo brilhou a grande nível no Consumer Electronics Show (CES) de 2019, com a sua proposta para anular os problemas de visibilidade sempre que um veículo puxa um reboque. Por muito atento que esteja o condutor, ou que seja avantajada a sua experiência, manobrar é sempre uma experiência delicada, tal como é circular sem ‘encalhar’ em nada ou ninguém. Isto acabará com o novo Valeo XtraVue Trailer.

Já há algumas soluções no mercado para mitigar a complexidade das manobras quando um veículo puxa um reboque que obstrói a visão para trás. Mas todas elas recorrem a sensores e câmaras destinadas a ajudar as manobras, especialmente as executadas em marcha-atrás.

Mas esta não é a solução proposta pelos franceses da Valeo. O que eles propõem é, pura e simplesmente, fazer “desaparecer” o reboque, apenas para facilitar a vida ao condutor. Apresentado em Las Vegas, o XtraVue Trailer recorre a diversas câmaras, tantas quanto o tipo de reboque exija, montadas nas laterais e traseira, para gerar uma imagem virtual do que acontece atrás do veículo e respectivo reboque.

A imagem gerada virtualmente é projectada no ecrã central do sistema do veículo, permitindo ao condutor, como que por milagre, aperceber-se do que acontece atrás de de si, apesar da presença de um reboque que lhe obstrua por completo a visão. Veja aqui como tudo funciona, como que por milagre…

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Crónica

Mais 5 dias inúteis /premium

Alberto Gonçalves

Claro que o ar do tempo começa a tornar-se irrespirável e que uma sociedade fundamentada na desconfiança e na delação não promete um futuro risonho. Claro que me apetecia fazer queixa. Mas a quem?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)