Não é a primeira vez que se fala de um possível regresso de Neymar a Barcelona. Ou, pelo menos, da vontade do avançado para que isso aconteça. Nem a segunda, nem a quarta, nem a quinta. O que não se sabia, e é relevado esta sexta-feira pelo El Mundo, é que o brasileiro, através do pai, já ligou cinco vezes a tentar convencer os responsáveis do Barcelona para avançarem com uma espécie de resgate que possibilitasse o seu regresso imediato a Camp Nou, de onde saiu no verão de 2017.

A apresentação a sério de Neymar, de fato e gravata: “Peso? 69 quilos. Não tenho mais nada nos ombros”

De acordo com a publicação, Neymar Sr. terá contactado nos últimos meses pelo menos cinco vezes o presidente dos catalães, Josep Maria Bartomeu, e outros responsáveis blaugrana da cúpula diretiva com um único objetivo: pedir o regresso do número 10 ao clube (o El Mundo utiliza mesmo o termo “suplicar”). A principal mensagem para justificar essa intenção é simples – o brasileiro cometeu um erro em ter aceite a proposta do PSG, a quem falta “um verdadeiro projeto desportivo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já lhe chamam o cobrador do craque: os negócios milionários do pai de Neymar

Da parte do Barcelona, existe um ponto logo à cabeça que terá de ser resolvido para se passar para os capítulos seguintes: a batalha jurídica entre os catalães e o jogador por causa do prémio de renovação que defender ter de receber apesar de já ter saído do clube (dos 63 milhões de euros alegadamente envolvidos, teve direito a metade). Nesta fase, o caso continua a decorrer, com o brasileiro a argumentar que a saída para outra equipa não inviabiliza o pagamento da verba e os blaugrana a defenderem que, por não ter cumprido o contrato que tinha assinado, não têm de liquidar esse montante. Neymar pede ainda uma punição de nove milhões de euros por danos e prejuízos causados pela situação, quando se mudou para o PSG. O pai do jogador terá aberto a porta ao fim do processo e o Barça aguarda que essa intenção seja oficializada para ponderar um eventual regresso.

Ia chamar-se Mateus, quase morreu aos quatro meses, foi pai aos 19 anos: bem-vindo ao mundo de Neymar

De referir que, nos últimos meses, as notícias que dão conta do descontentamento de Neymar em França vão surgindo com maior frequência, sempre com os responsáveis do PSG a desmentir qualquer hipótese de saída. Recentemente, Thomas Tuchel, referiu em conferência que o brasileiro “sente-se muito feliz”. “Tenho a sensação que quer demonstrar que é capaz de ser um líder no PSG e isso é algo genial para nós”, acrescentou ainda o treinador alemão que chegou este verão ao clube. Todavia, o brasileiro já terá até transmitido a alguns antigos companheiros que pretende voltar à Catalunha a breve prazo.

Neymar quebra o silêncio e diz que fica no PSG

Neymar transferiu-se em 2017 para o PSG por 222 milhões de euros, naquela que foi a maior transferência de sempre do futebol mundial. Em paralelo, passou a receber um salário líquido anual de 40 milhões, fora outros prémios relacionados com a parte desportiva e os direitos comerciais. Também por isso, existe uma diferença grande entre a vontade de regressar ao Barcelona e aquilo que os blaugrana poderão pagar para ter de novo o jogador de 26 anos, que ganhou tudo o que havia para ganhar em termos nacionais em França mas deseja voltar a lutar por provas europeias como a Champions, que venceu em 2015.

Há cinco privilégios que fazem com que olhem de lado para Neymar no PSG