Debate

“Noite das Ideias” regressa a Lisboa sob o tema “Enfrentar o nosso tempo”

O evento "Noite das Ideias" está de regresso à capital a 31 de janeiro com vários debates e espetáculos. Lisboa vai participar na iniciativa pela 2ª vez, que terá lugar na Fundação Gulbenkian.

Este ano, mais de duas dezenas de conferencistas portugueses e estrangeiros foram convidados a participar, provenientes das mais variadas áreas

Manuel Almeida/LUSA

A iniciativa internacional “Noite das Ideias”, com debates em várias áreas do saber e espetáculos, vai decorrer a 31 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sob o tema “Enfrentar o nosso tempo”.

Lisboa vai participar pela segunda vez neste evento global, que envolve centenas de cidades, em todo o mundo, depois de, no ano passado, o Maio de 68 ter estado em foco, com debates sobre “A imaginação ao poder”.

Este ano, mais de duas dezenas de conferencistas portugueses e estrangeiros foram convidados a participar, provenientes das mais variadas áreas, desde a física, as artes plásticas, a música, a bioética, a dança, a filosofia, o clima, a sociologia, a política, o teatro ou as neurociências.

Daniel Borrillo, Dominique Wolton, António Costa e Silva, Manuel Collares Pereira, André Barata, Miguel Poiares Maduro, André Teodosio, Pascale Braconnot, António Murta, Mélanie Marcel, Paula Duque, Sofia Areal, Ana Pessoa e Romeu Runa serão alguns dos participantes.

O neuropsiquiatra francês Boris Cyrulnik fará a conferência de abertura, no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, de acordo com aquela entidade.

Nascido em 1937, em Bordéus, Boris Cyrulnik é professor universitário, psiquiatra, psicanalista, investigador em neurologia e estudioso na área do comportamento humano, tendo vulgarizado o conceito de resiliência.

A “Noite das Ideias” é uma iniciativa do Instituto Francês realizada através da embaixada de França em Portugal e em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O evento, de entrada livre, irá desenrolar-se entre as 19:00 e a meia-noite nas instalações da fundação, que disponibilizará quatro auditórios, estando previstas também a realização de espetáculos.

A iniciativa foi lançada em 2016 e tem envolvido cerca de meia centena de países, onde as cidades participantes criam a sua própria programação em torno de um tema, procurando convidar intelectuais, cientistas, e artistas a participar na discussão sobre os principais problemas da atualidade.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)