Segurança

Sporting-FC Porto é de “risco elevado” e PSP apela à “colaboração de todos”

A PSP não adiantou o número de efetivos destacados para o encontro deste sábado, às 15h30, mas revelou que será "menor do que o utilizado" no último Sporting-FC Porto.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) classificou esta sexta-feira o clássico de sábado entre Sporting e FC Porto, da 17.ª jornada da I Liga de futebol, de “risco elevado” e pediu a “colaboração de todos” para que não haja incidentes.

“É visto como um espetáculo de risco elevado e é preciso um trabalho de conjunto para que tudo corra bem. É um trabalho não só da PSP, mas de toda a comunidade”, afirmou o subintendente Pedro Pinho, em conferência de imprensa.

Como é habitual, a PSP não revelou o número de efetivos destacados para o encontro, mas adiantou que será “menor do que o utilizado” no último Sporting-FC Porto, que ocorreu em abril do ano passado. “Ainda estamos a trabalhar o assunto. Vai ser menor, mas isso não significa que seja menos eficaz. Temos que ser dinâmicos para garantir a segurança das pessoas”, referiu Pedro Pinho.

O responsável da PSP explicou que ainda faltar acertar “alguns detalhes” com o FC Porto para a chegada dos seus adeptos, que deverão ser cerca de 2.500, num jogo em que são esperados mais de 40 mil espetadores. “Para que tudo corra bem, há um trabalho de todos, da junta de freguesia, da Câmara de Lisboa, do clube que recebe o evento, do organizador da competição e do clube visitante. Há um trabalho da cidade. O que nós queremos é que as pessoas cheguem ao estádio, desfrutem do evento e possam querer repetir a experiência porque foi confortável”, disse.

O subintendente da PSP realçou que a principal missão é a de “garantir a segurança de pessoas e bens”, quer no interior, como no exterior e imediações do estádio, e prevenir quaisquer alterações de ordem pública, nomeadamente em relação a “rivalidades entre grupos organizados de adeptos”.

Para o jogo, Pedro Pinho apelou a que os adeptos se desloquem em transportes públicos com antecedência em relação à hora de jogo (15h30) e que evitem transportar malas ou mochilas para dentro do estádio. As portas do Estádio José Alvalade estarão abertas a partir das 13h30.

O FC Porto lidera a I Liga com 42 pontos, mais oito do que o Sporting, que segue no quarto lugar.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)