É verdade que a Tesla ainda não apresentou o Model Y, uma espécie de Model X em ponto mais pequeno e com o preço mais na casa do Model 3, o eléctrico mais acessível da marca norte-americana. Quando tudo indica que a revelação desse SUV compacto decorrerá em Março, eis que a Audi fez saber que também nesse mês, no Salão de Genebra, pretende apresentar ao mundo um SUV da mesma bitola, igualmente alimentado a bateria. Portanto, um rival directo do Model Y. O pináculo da concorrência seria mesmo arriscar uma apresentação em simultâneo, mas é improvável que tal venha a acontecer, pois permitiria alimentar ainda mais comparações – e numa comparação há sempre um perdedor…

Já se sabia que o e-tron teria direito a prole, mas quem acabou por dar pistas sobre o ritmo a que a família eléctrica da Audi vai crescer foi mesmo o responsável máximo pelo design na marca dos quatro anéis. No lançamento do e-tron na Holanda, Andreas Mindt não só avançou que o construtor vai mostrar no certame suíço o baby e-tron, como mostrou um teaser do SUV compacto eléctrico, precisando que as suas medidas se situarão algures entre o Q2 e o Q3.

Correm rumores de que o pequeno e-tron vai ter baterias entre 40 a 50 kWh, o que a confirmar-se aponta para cerca de 300 km de autonomia em WLTP. Se assim for, este valor é manifestamente curto, atendendo a que a Tesla está apostada em fornecer os Great Autonomy Packs, para garantir um alcance de 500 km no ciclo europeu.

Enquanto aguardamos por novos desenvolvimentos, que tal espreitar na galeria o Elaine, apresentado pela Audi em 2017? Pode ser da nossa vista, mas entre o teaser e o protótipo parece-nos que existem algumas semelhanças.