Ciência

Inédito. Cientistas criam em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais

1.033

Os vasos sanguíneos foram cultivados em placas de Petri a partir de células estaminais humanas. Este é um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes.

Cientistas criaram em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais

TOMASZ WASZCZUK/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Cientistas criaram em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais, um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes, divulgou esta quarta-feira a revista Nature.

Os vasos sanguíneos foram cultivados em placas de Petri a partir de células estaminais humanas (células que se diferenciam noutras) e depois transplantados em ratos, onde se desenvolveram em artérias e capilares, refere em comunicado a Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, que coordenou a investigação.

De acordo com a equipa científica, os organoides vasculares, que mimetizam a estrutura e o funcionamento dos vasos sanguíneos humanos, podem ser um instrumento promissor para estudar doenças associadas a alterações no funcionamento dos vasos sanguíneos e testar novos tratamentos.

Muitos dos sintomas da diabetes, doença que se caracteriza por excesso de açúcar no sangue, resultam de alterações nos vasos sanguíneos, como o aumento da espessura das paredes dos vasos, que prejudicam a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células e aos tecidos.

O facto de se saber pouco sobre os problemas sanguíneos decorrentes da diabetes levou os cientistas a criarem os organoides vasculares. Um organoide é um órgão tridimensional gerado em laboratório a partir de células estaminais e que reproduz a estrutura e o funcionamento de um órgão real.

A mesma equipa de cientistas descobriu, em modelos animais, que a inibição da expressão da enzima y-secretase pode ajudar a tratar a diabetes, uma vez que evita que as paredes dos vasos sanguíneos se tornem espessas.