Em 2015, Joana Marques Vidal, enquanto procuradora-geral da República, fez questão de se sentar na primeira fila quando, nas Conferências do Estoril, uma “reunião histórica” juntou quatro dos magistrados que mais têm marcado a luta contra a corrupção em Portugal, Espanha, Itália e Brasil. Agora, é um dos novos nomes confirmados para a edição de 10.º aniversário deste evento.

[O vídeo de apresentação da edição de 10º aniversário das Conferências do Estoril]

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=wYqscgKCY6s

Na lista de novos nomes anunciados esta quinta-feira à imprensa por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, estava também a de Carlos Mesa, antigo presidente da Bolíveia, Rigoberta Menchú, prémio Nobel da Paz em 1992, e Miguel Otero, jornalista venezuelano e diretor do jornal da ‘El Nacional’. Estes juntam-se aos primeiros convidados confirmados em novembro, como a prémio Nobel da Literatura Svetlana Alekseyevich, Anne Applebaum, que ganhou um Pulitzer, e ativistas pela Paz, como Fareeda Khalaf e Ahmad Nawaz. O evento decorre de 27 a 29 de maio, na Nova SBE, em Carcavelos. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este conjunto de conferências, que se tem realizado bianualmente, vai fazer 10 anos em 2019. A organização conta com 900 participantes e 920 jornalistas de 73 nacionalidades em mais de 158 horas de debate. O objetivo das Conferências do Estoril é “intervir” em temas da atualidade através dos vários convidados para ser parte da solução para problemas como a corrupção, as Fake News ou o aquecimento global.

Neste momento de apresentação a jornalistas, o vice-presidente da Câmara de Cascais falou ainda de outros momentos que, em 2019, vão marcar o concelho, como o encontro mundial da Harley Davidson, que se volta a realizar em Cascais, ou o festival EDP Cool Jazz, que vai ter nomes como os The Roots — a “banda do Jimmy Fallon”, como referiu Miguel Pinto Luz — e Diana Krall.  Foram ainda publicitadas outras iniciativas do município, como o torneio Gold Sixes e a filial da European Public Law Organization Portugal, que vai ser em Cascais.

Os 5 momentos da reunião histórica dos juízes no Estoril

Deixamos aqui a lista completa dos nomes anunciados para as Conferências: Ahmad Nawaz, ativista para a educação e a paz; Fareeda Khalaf, refugiada e ativista Yazidi; Edit Schlaffer, Fundadora e diretora da ONG Women Without Boders; Laya Vasudevan, Diretora do Center for Legal Aid and Rights; Edmund Phelps, Nobel da Economia (2006); Stetlana Alexievich, Nobel da Literatura (2015); Rigoberta Menché (Nobel da Paz, 1992); Anne Applebaum, jornalista do Washigton post, prémio Pulitzer (2004); Harald Jager, Militar, “o homem que derrubou o muro de Berlim”; Miguel Otero, Jornalista e diretor do Jornal “El Nacional”; Joana Marques Vidal, Antiga procurador-geral da Republica; Carlos Mesa, Presidente da Bolívia (2003-2005); Germán Garavano, Ministro da Justiça e dos Direito Humanos da Argentina.