O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, concedeu ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros, segundo informação publicada esta sexta-feira no Diário Oficial da União.
A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul só pode ser concedida por decisão do Presidente do país. Desde a campanha presidencial, Bolsonaro tem assinalado a sua intenção de aproximar o Brasil de Israel. O chefe de Estado brasileiro já afirmou que irá transferir a embaixada do país de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição histórica do Brasil de neutralidade no conflito entre israelitas e palestinos.
Jair Bolsonaro também anunciou que enviará uma comitiva brasileira a Israel para estudar projetos de dessalinização de águas naquele país, com o intuito de instalar esta tecnologia no nordeste brasileiro, região que sofre constantemente com as secas.
Netanyahu fez uma visita ao Brasil em dezembro e esteve presente na posse de Bolsonaro, realizada em 1 de janeiro. Na altura, o primeiro-ministro israelita celebrou uma “nova era” iniciada por ambos os países, que selaram uma parceria estratégica para cooperar em áreas como tecnologia, defesa, agricultura, segurança e água. “Israel é a terra prometida e o Brasil é a terra da promessa”, disse Netanyahu, durante a sua visita ao Brasil.