Timor-Leste

Cerca de 30% dos timorenses enfrentam insegurança alimentar

174

Dados das Nações Unidas mostram que a maioria da população não se alimenta adequadamente. A nutrição afeta a saúde de muitos timorenses. Crianças apresentam elevados índices de nanismo e raquitismo.

O problema da nutrição é um dos mais graves em Timor-Leste

ANTONIO DASIPARU/EPA

Cerca de 30% da população timorense enfrenta insegurança alimentar crónica, valor que aumenta para mais de metade em algumas das regiões do país, segundo um relatório sobre a alimentação divulgado pelas autoridades nacionais. Já 21% passa por insegurança alimentar moderada e 15%  por insegurança alimentar grave”, explicou o ministro da Agricultura e Pescas, Joaquim Martins Gusmão.

A situação é particularmente grave em zonas como o enclave da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) ou o município de Ermera, a sul da capital, onde respetivamente 58 e 55 por cento dos habitantes têm insegurança grave crónica.

Rofino Soares Gusmão, chefe do Departamento de Segurança Alimentar disse que a população que vive essa situação é de 42% em Ainaro, de 40% em Manufahi, de 37% em Aileu e de 35% em Baucau, a segunda cidade do país.

Melhorar a produtividade agrícola e fortalecer a qualidade alimentar das populações são essenciais, defende o Governo, nas zonas mais afetadas.

Por outro lado, dados das Nações Unidas mostram que a maioria da população continua sem se alimentar adequadamente, com a nutrição a afetar significativamente a saúde de muitos timorenses.

O problema da nutrição é um dos mais graves em Timor-Leste, com elevados índices de nanismo e raquitismo entre as crianças.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

Inês Domingos

Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas

FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)