Os filmes “A portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes, e “Serpentário”, de Carlos Conceição, vão ser exibidos em fevereiro no Festival de Cinema de Berlim, no âmbito do programa paralelo “Fórum”, foi anunciado esta sexta-feira.

O 49.º Fórum apresentará uma escolha de 39 filmes que “tentam experimentar, assumem uma posição e recusam comprometer-se”. “Alguns olham para a história do século XX, enquanto outros focam-se no que está ainda para vir, mesmo que estejam ancorados no ‘aqui e agora'”, lê-se na nota de imprensa.

Entre os selecionados está “A Portuguesa”, um filme de época que é uma adaptação de um conto de Robert Musil, com argumento de Agustina Bessa-Luís e de Rita Azevedo Gomes, e interpretação de Clara Riedenstein.

“Serpentário” é a primeira longa-metragem de Carlos Conceição, sobre “um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe”. O filme assinala ainda a estreia da produtora Mirabilis, de António Gonçalves e do próprio realizador.

O Fórum contará com três filmes brasileiros: “Chão”, de Camila Freitas, “Querência”, de Helvécio Marins Jr., e “A rosa azul de Novalis”, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro.

O Festival de Cinema de Berlim cumprirá a sua 69.ª edição entre o dia 7 e 17 de fevereiro.