O resgate de Julen está cada vez mais perto do fim: a última fase dos trabalhos de resgate de Julen pode começar esta terça-feira ao meio dia (hora espanhola, 11h em Portugal continental). Faltam cavar apenas 4 metros na horizontal para chegar ao poço original por onde Julen caiu.

Concluído o túnel vertical, em paralelo com o original, as equipas de resgate seguem agora para a próxima etapa. Uma equipa de mineiros vai ser transportada para o fundo do túnel através de um elevador feito à medida.

Como avança o El Mundo, a escavação dos quatro metros que ainda estão pela frente será uma intervenção manual e com recurso a picaretas, para ligar um túnel ao outro. No máximo serão usados martelos pneumáticos, uma vez que se trata se uma intervenção delicada, sendo o maior receio o desabamento de terras.

Estima-se que o grupo de escavadores comece esta fase amanhã, terça-feira, às 12h de Espanha, tendo em conta as medidas de segurança que entretanto tiveram de ser adotadas para garantir que o resgate é feito em segurança.

[em atualização]