Mercedes-Benz

Série 1 e Classe A podem ser feitos em conjunto

Ganham contornos cada vez mais definidos os rumores de que BMW e Mercedes ponderam aliar-se. De acordo com a imprensa alemã, um dos frutos dessa união poderá passar pelo desenvolvimento de compactos.

aqui noticiámos que as arqui-rivais BMW e Mercedes estariam a discutir uma parceria que permitisse a ambas enfrentar com menores custos de desenvolvimento (e maiores hipóteses de sucesso) os desafios levantados pela mobilidade eléctrica e pela condução autónoma. Contudo, essas negociações – que há cerca de três semanas atrás eram descritas como estando num estágio ainda muito embrionário – voltam agora a ser notícia. Não pela condução autónoma, nem pela mobilidade eléctrica.

Segundo avança o jornal germânico Handelsblatt, os dois construtores estarão a equacionar a possibilidade de desenvolverem em conjunto modelos compactos. Ou seja, os próximos BMW Série 1 e Mercedes Classe A podem vir a ser concebidos “a meias”. Um pouco à semelhança, aliás, do que aconteceu recentemente com o Z4 e o Supra, dois roadsters que resultam de uma parceria entre os alemães e os japoneses.

Como seria de esperar, nenhuma das marcas se pronunciou a este respeito, pelo que ainda está por confirmar (ou negar) oficialmente a informação veiculada pelo jornal germânico. Convém, no entanto, ter presente que o Série 1 nunca conseguiu medir forças com o Classe A em matéria de vendas e este, por sua vez, depende grandemente de mecânicas Renault – parceria essa que (ainda) não é evidente que venha a ser renovada, colocando mesmo em risco a continuidade do Smart.

Certo é que, a confirmar-se esta opção por parte dois construtores alemães, ainda vamos ter de esperar por meados da próxima década para podermos ver na estrada compactos desenvolvidos em conjunto pela BMW e Mercedes. Sendo que, notam os alemães, é praticamente garantido que a decisão (a ser tomada) enfrentará uma forte resistência no seio das equipas de engenharia de qualquer uma das marcas.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt
Educação

Estado-educador e Estado-cultura, em marcha?

Mário Pinto

Não existe uma educação para a cidadania única e institucional. Há várias concepções de cidadania, mesmo como concepções de vida democrática, pois há pluralismo social e cultural, ou moral e religioso

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)