A rede de concessionários Mazda arranca o ano recheada de novidades, pois de uma assentada a marca nipónica lançou no mercado português a geração de 2019 de quatro dos modelos que compõem a sua gama, nomeadamente CX-3, CX-5, Mazda6 e MX-5 (soft-top e Retractable Fastback).

O mais pequeno dos SUV da Mazda – e o seu best-seller, desde que foi lançado em 2015 – recebe uma grelha dianteira actualizada, combinações LED nas ópticas traseiras, novas jantes de liga leve de alumínio, além de estrear a exclusiva cor Soul Red Crystal. No interior, o destaque vai para a consola central redesenhada, com travão de estacionamento electrónico e espaço de arrumação no apoio de braços central.

Contudo, é sob o capot que há maiores ganhos, pois o CX-3 passa a poder ser equipado com um novo motor diesel SkyActiv-D de 1.8 litros (115 cv), que anuncia um consumo combinado a partir de 5,2 l/100 km e baixos níveis de emissões (157 g/km), prescindindo de AdBlue. A gasolina, estreia do SkyActiv-G de 2.0 litros com  121 cv (consumo combinado a partir de 6,6 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 160 g/km), a prometer elevado binário a qualquer regime, a par de consumos melhorados em condições reais de utilização. Os preços do diesel iniciam-se nos 27.032€, ao passo que o SkyActiv-G exige em troca 29.358€ – valores que não incluem a pintura metalizada.

No CX-5, o refresh concentra-se mais no interior, visando maiores níveis de conforto, segurança e funcionalidade, o que passa por novos bancos, mais espaços de arrumação, portas  USB e monitor com visão 360 graus. Ao serviço do SUV médio passam a estar quatro motorizações, duas a gasolina e outras tantas a gasóleo. Neste último caso, mantém-se o diesel de 2.2 litros e 150 cv (4×2), cujos preços se iniciam nos  36.338€, mas passa a existir uma versão mais potente deste bloco (184 cv), exclusivamente associada a tracção integral. A gasolina a representação está entregue ao 2.0 litros de 165 cv, com preços desde 32.383€, enquanto o 2.5 litros de 194 cv (exclusivamente 4×4) já atira o começo de conversa para os 55.224€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

22 fotos

Já a geração 2019 do Mazda6 beneficia, sobretudo, de um reforço do equipamento posto ao serviço da segurança, passando a oferecer uma gama ainda maior de sistemas de “ajuda ao condutor. O habitáculo foi igualmente revisto, como o confirmam  os novos bancos à frente e atrás, mas a principal nota vai para a mecânica. Segundo a Mazda, a dinâmica de condução foi incrementada graças ao “aumento da rigidez da carroçaria, alterações na direcção e na suspensão, maior eficiência aerodinâmica e redução dos níveis NVH (Ruídos, Vibrações e Aspereza)”. O topo de gama japonês passa a estar disponível com motores a gasolina 2.0 (145 cv) e 2.5 (194 cv), enquanto a oferta a gasóleo é reforçada com a introdução de uma versão de 184 cv  do 2.2 litros, que se vem somar ao 150 cv diesel. Mas, para já, a única motorização disponível é o SkyActiv-G de 145 cv (desde 41.591€), estando prevista a chegada do SkyActiv-D lá para o final de Junho.

Andámos de roadster pela estrada mais linda do mundo

Quanto ao roadster mais vendido do mundo, há razões para manter esse estatuto. Como já aqui antecipámos, as variantes soft-top e RF passam a usufruir de renovados argumentos em termos de performance e dinâmica, ao mesmo tempo que dão um salto qualitativo no domínio da segurança.

9 fotos

Sob o capot continuam a encontrar-se o 1.5 a gasolina de 132 cv ou o 2.0 de 184 cv, ambos contemplados com evoluções nos processos de combustão e ao nível do binário, para irem ao encontro da nova norma de testes WLTP/RDE e das emissões Euro 6d Temp. Os preços começam nos 25.302€.