Papa Francisco

Papa enviou “saudações” a Marcelo quando sobrevoava Portugal

565

A revelação foi feita pela Santa Sé, que revela o teor da mensagem enviada por Francisco. O Papa lembrou "com prazer" a última passagem por Portugal e deixou uma "benção de paz e prosperiedade".

JOAO RELAS/LUSA

O Papa Francisco enviou esta quarta-feira uma mensagem ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto sobrevoava território português na viagem que o levou de Roma até ao Panamá, onde vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude. Na mensagem, Francisco enviou “cordiais saudações” a Marcelo.

Envio cordiais saudações a vossa excelência e aos seus concidadãos. Lembrando com prazer a minha recente viagem a Portugal, invoco de bom grado as divinas bênçãos de paz e prosperidade sobre a nação”, pode ler-se na mensagem divulgada pela Santa Sé.

Faz parte do protocolo das viagens apostólicas o envio de mensagens aos chefes de Estado de todos os países cujos espaços aéreos o líder da Igreja Católica sobrevoa. Nesse sentido, o papa argentino deixou ainda mensagens aos líderes da Colômbia, Venezuela, Espanha, França e Itália, ao sobrevoar estes territórios.

O Papa Francisco está até ao próximo domingo no Panamá para presidir às Jornadas Mundiais da Juventude. Também presentes no Panamá estão uma comitiva de responsáveis da Igreja Católica em Portugal e até a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

No final da missa de encerramento, no domingo, Francisco vai anunciar a localização das próximas Jornadas, agendadas para 2022. Espera-se que seja anunciada a escolha de Portugal como país anfitrião do encontro mundial, que deverá reunir mais de um milhão de jovens para celebrações junto ao rio Tejo, em Lisboa.

Artigo atualizado às 18h18.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: gcorreia@observador.pt
Liberdades

O medo da liberdade /premium

Paulo Tunhas

O que esta nova esquerda busca não se reduz ao desenvolvimento de um Estado tutelar. É algo que visa a perfeita eliminação da sociedade como realidade distinta do Estado. Basta ouvir Catarina Martins.

25 de Abril

Princípio da União de Interesses

Vicente Ferreira da Silva

O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)