A equipa de resgate já começou a escavar a galeria em direção a Julen, a criança de dois anos que caiu num poço a 13 de janeiro, em Málaga. De acordo com a agência EFE, já foi escavados um dos 3,8 metros comprimento da galeria que se prevê que sejam necessários escavar para chegar até à criança. Os mineiros estão a deparar-se com algumas dificuldades devido à dureza do solo — as mesmas que surgiram durante a perfuração do túnel vertical paralelo ao poço onde caiu Julen.

A descida da equipa começou às 17h49 desta quinta-feira. Depois de estar finalmente pronta a plataforma que garante a segurança dos mineiros que desceram a 73 metros de profundidade para chegar ao menino de dois anos, começa a última fase do resgate.

Logo ao início da manhã de quinta-feira que a Guarda Civil transferiu a Brigada de Rescate Mineiro de Hunosa para o poço, onde se começou a escavar a última galeria em direção ao local onde Julen está preso. No local estava também o camião que, através de um cilindro, irá bombear oxigénio para a galeria onde os mineiros irão trabalhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao início da manhã, o foco das autoridades era o de terminar a plataforma que garante a segurança da equipa de salvamento que desceu pelo túnel construído nos últimos dias para que se consiga chegar à criança. A 73 metros de profundidade o trabalho dos mineiros é complexo e perigoso. Depois da descida, têm de escavar à mão os quatro metros do túnel na horizontal, para alcançar a criança. A plataforma ficou finalmente pronta, por volta das 13:30, hora de Lisboa, mais uma em Espanha.

Foi também preciso terminar os trabalhos de terraplanagem para preencher a área em redor dos tubos, o que permitiu a descida em segurança dos mineiros.

Em conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, Juan José Cortés, porta-voz da família de Julen, assegurou que os pais da criança não perderam a esperança: “Hoje será seguramente a última noite que Julen passa ali.”

Málaga. Mineiros abandonam local de operações devido a novos obstáculos

A descida dos mineiros foi feita aos pares e dentro de uma cápsula de metal. Segundo Ángel García Vidal, o engenheiro que coordena toda a operação de salvamento, esta fase final poderá ainda demorar várias horas. Os mineiros terão o apoio da equipa de Tedax (Técnico Especialista em Desativação de Artefactos Explosivos) da Guardia Civil, para o caso de ser necessário recorrer a micro-explosões para desimpedir o caminho.

Apesar de este ser um trabalho complexo, fonte do El Español garante que a equipa não irá correr riscos desnecessários: “Salvaguardar a segurança de quem está a trabalhar no resgate é a primeira prioridade.”

Julen, de dois anos, caiu no poço no dia 13 de janeiro, quando brincava com uma prima num descampado na Serra da Totalán, em Málaga. O pai viu-o cair no poço e ainda tentou alcançar o filho, mas não conseguiu. Desde esse dia que as autoridades têm estudado várias hipóteses para retirar Julen do buraco, optando por construir um túnel paralelo ao poço. Esta terça-feira, esse plano teve de ser novamente adiado devido a um erro de cálculo.

Os pais da criança estão no local, numa casa cedida por uma habitante da zona, para se encontrarem perto do teatro das operações. Têm recebido visitas de familiares, amigos e apoio da população e têm tido acompanhamento psicológico desde o primeiro momento. Em 2017, o casal perdeu um filho, Oliver, devido a um problema cardíaco.

O triciclo de Julen ainda está à porta de casa. Os vizinhos rezam para que o venha buscar