Bugatti

Bugatti diz que não vai ter SUV e explica porquê

Contra a corrente, o presidente da Bugatti afirma que a marca não vai produzir SUV, ao contrário de outros fabricantes do grupo, da Lamborghini à Porsche. E Ettore Bugatti, o fundador, agradece.

Nenhum construtor que tenha feito nome no mercado, enquanto fabricante de desportivos, modelos elegantes, rápidos e eficientes, se vai dedicar aos SUV, a menos que seja para garantir lucros e assegurar a sua própria sobrevivência. E assim foi, motivadas mais pela necessidade do que pela devoção, que a Porsche, Lamborghini e, em breve, a Ferrari, enveredaram pela concepção de Sport Utility Vehicles, modelos mais volumosos e substancialmente menos elegantes, cujo peso superior limita ainda o comportamento, apesar dos milagres realizados pelos técnicos, por exemplo na Lamborghini, no desenvolvimento do Urus.

Quase 95 anos separam estes dois modelos da Bugatti e se o actual Chiron é o mais reputado hiperdesportivo de estrada, o Type 35, de 1924, foi quem mais corridas venceu

É hoje evidente que os construtores de desportivos têm de produzir SUV para ser financeiramente viáveis (a Porsche faz hoje mais SUV do que desportivos), porque não só são mais baratos como menos sofisticados (a Lamborghini, que só recorre a motores V10 e V12 nos seus desportivos, monta um V8 biturbo no Urus, o mesmo da Audi e da Porsche). Pelo que foi com surpresa que a Bugatti defendeu exactamente o contrário.

Numa entrevista publicada na revista da marca, o presidente Stephan Winkelmann alinhou pela posição também defendida pela McLaren, que afirma que carros mais altos e pesados não é a sua “coisa”. Winkelmann, que antes esteve à frente da Lamborghini e da Audi Sport, afirmou que “apesar das especulações serem muitas e o timing apropriado, não vão existir SUV na Bugatti”. E depois, para não deixar dúvidas, concluiu: “um SUV não faria justiça à marca ou à sua história”.

Se a porta dos SUV parece estar fechada, já o mesmo não acontece com as berlinas de luxo de quatro portas, outra das tradições da Bugatti no tempo do seu fundador Ettore. Ainda assim, no curto prazo, a marca francesa vai concentrar-se no Chiron e em versões especiais dele derivadas como o Divo, ou outras ainda mais radicais. E é fácil perceber porquê, uma vez que o Divo, com ligeiras alterações em relação ao Chiron (sobretudo estéticas), é proposto por 5 milhões de euros, exactamente o dobro do Chiron e apenas porque é construído em menor quantidade.

Se olharmos para trás, a marca criada por Ettore Bugatti em 1909, sempre se distinguiu pela elegância das linhas dos seus modelos (a eficácia dos chassis e motores também ajudava), sempre baixos, esguios e elegantes, com os SUV a não defenderem quaisquer destes valores. Veja aqui alguns dos modelos mais característicos da marca francesa.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)