As Filipinas registaram 7,12 milhões de turistas em 2018, o maior número de sempre, apesar de uma das mais populares ilhas das Filipinas, Boracay, ter estado encerrada durante seis meses devido à massificação turística.

O número alcançado no ano passado representa um aumento de 7,12% em relação a 2017, quando o arquipélago registou 6,6 milhões de visitantes, de acordo com dados esta sexta-feira divulgados pelo Departamento de Turismo das Filipinas.

O aumento do turismo nas Filipinas cresceu acima da média dos países do sudeste asiático (6%), informou o departamento, citando dados da Organização Mundial de Turismo (OMC).

O encerramento de Boracay, que reabriu aos turistas em outubro, após seis meses de encerramento, devido à massificação turística, poluição das águas e crescimento anárquico de hotéis, fez com que ilhas como Palawan ou Siargao, ou mesmo Romblon ou Siquijol, registassem um grande aumento turístico, em comparação com 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2017, Borocay recebeu mais de 2 milhões de turistas, mas após a reabertura tem menos hotéis e restaurantes, bem como uma quota de visitantes autorizados e novas regulamentações, como a proibição de tabaco e álcool nas praias, para trazer ordem ao litoral.

Para evitar uma nova onda gigante de turistas, a capacidade da ilha foi limitada a 19.200 turistas e por dia não podem entrar mais de 6.400.

A Coreia do Sul continua a ser a principal fonte de turistas para as Filipinas (1,5 milhões), seguido da China que foi o mercado que mais cresceu (quase 30%) com 1,25 milhão de visitantes.

Os Estados Unidos ficaram em terceiro lugar com 1,03 milhões, seguido pelo Japão com 631.800 e pela Austrália com 279.821 visitantes.