A produção regional de banana da Madeira decaiu 24% em 2018, principalmente devido às “condições climatéricas adversas nos meses de fevereiro e março” e que provocaram “o derrube de bananeiras e a destruição de cachos”, foi esta sexta-feira anunciado. Estes dados são indicados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), citando dados da Direção Regional de Agricultura.

Em 2018 “foram comercializadas, na primeira venda, 16.759 toneladas de banana, menos 5.323 toneladas do que em 2017, o que representa um decréscimo de 24,1%”, segundo os dados. “A principal razão para esta diminuição residiu em condições climatéricas adversas nos meses de fevereiro e março, que provocaram o derrube de bananeiras e a destruição de cachos”, diz a DREM.

Este decréscimo agravou-se em todas as categorias de banana produzida regionalmente. “Em todas as categorias existiram quebras, com destaque para o decréscimo de 32,2% na banana de categoria extra e para a redução de 11,1% na de primeira categoria. Já a banana de segunda categoria registou apenas um ligeiro recuo (-0,8%)”, indica.

Da banana madeirense produzida em 2017, o continente continua a ser o principal mercado de exportação, já que “81% foi expedida tendo como destino principal Portugal continental, ainda assim com um decréscimo de 4,5% quando comparado com 2017.

O mês de menor produção foi dezembro e o de maior foi outubro de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR