O homem de 80 anos que estava barricado em casa desde as 7h00 desta sexta-feira em Assenta, Torres Vedras, entregou-se às autoridades sem oferecer resistência. O homem ameaçou a mulher, mas esta acabou por conseguir sair em segurança pouco tempo depois da GNR chegar ao local, noticia o Correio da Manhã.

Foram precisas cerca de quatro horas para os dois negociadores conseguirem convencer o homem a sair sem causar danos ou vítimas. Aquando da detenção foi confirmada a existência de uma espingarda e de uma arma branca. Agora, o homem está a ser avaliado pela equipa de socorro que está no local e será posteriormente transportado para o hospital para uma “avaliação mais profunda”, confirmou o Capitão Póvoa, do Destancamento Territorial de Torres Vedras, em declarações à estação televisiva. Sobre o estado psicológico do idoso, o capitão afirmou que se notava “alguma debilidade e um discurso não muito coerente”.

O Correia da Manhã avançou inicialmente que se trataria de um caso de violência doméstica. A informação veio a ser confirmada pelo capitão Póvoa, em declarações ao mesmo meio de comunicação. Segundo o Capitão, as autoridades foram contactadas pela esposa do idoso que disse ter sido inicialmente ameaçada com uma arma branca e posteriormente com o recurso a uma arma de fogo. Quando a GNR chegou ao local, a senhora acabou por sair em segurança, ficando apenas o idoso dentro da habitação. Foi montado um perímetro de segurança.

No local estiveram várias ambulâncias e as equipas do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da GNR. Sobre o tempo previsto para o final da operação, o capitão afirmou que “a operação vai demorar o tempo necessário até se conseguir resolver da melhor forma e em segurança para todos os intervenientes”.

Relatos de testemunhas e moradores afirmam, em declarações ao CM, que o homem “passa fome” e que tem uma companheira há poucos meses. “O homem está desorientado, mas não faz mal a ninguém”, garantem as testemunhas entrevistadas pelo jornal. Uma das testemunhas afirma que o idoso era caçador.

(Artigo atualizado às 12h27)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR