Rádio Observador

Apple

Apple anuncia lucros de 20 mil milhões de dólares

A Apple, pela primeira vez, não acompanhou os resultados com os números relativos à venda do iPhone, depois de no início de janeiro ter alertado para uma desaceleração destas vendas.

Wall Street interpretou como um mau presságio o facto de a Apple ter anunciado em novembro que iria deixar de divulgar os números trimestrais de vendas do iPhone

JUSTIN LANE/EPA

A tecnológica Apple anunciou esta terça-feira lucros de 19,965 mil milhões de dólares (17,5 mil milhões de euros), no último trimestre de 2018, menos 0,5% do que no mesmo período do ano anterior. A empresa, sedeada em Cupertino, no Estado da Califórnia, faturou naquele que foi o primeiro trimestre do seu exercício contabilístico 84,310 mil milhões de dólares, menos 4,5% do que no último trimestre de 2017.

Pela primeira vez, a empresa dirigida por Tim Cook não acompanhou os resultados com os números relativos à venda do seu produto mais emblemático, o iPhone, isto depois de no início de janeiro ter alertado para uma desaceleração destas vendas, em especial na China.

No início de janeiro, em carta dirigida aos investidores, Tim Cook informou os investidores que nos três primeiros meses do novo ano fiscal a Apple esperava encaixar 84 mil milhões de dólares, valor abaixo dos entre os 89 mil milhões e os 93 mil milhões de dólares que tinha previsto.

“Apesar de anteciparmos alguns desafios nos principais mercados emergentes, não fomos capazes de ver a magnitude da desaceleração económica, particularmente na China. A maior parte da nossa redução de receita esperada ocorreu na China em relação ao iPhone, Mac e iPad”, referiu então Cook.

A Apple já tinha levantado dúvidas entre os investidores em novembro quando, depois de comunicar os resultados de todo o ano fiscal de 2018, anunciou que iria deixar de publicar os números trimestrais de vendas do iPhone, o que Wall Street interpretou como um mau presságio.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Privacidade

Gratuito é mentira

João Nuno Vilaça

Que estamos a ceder em troca destas aplicações e serviços gratuitos? A nossa alma? Quase. Estamos a ceder os nossos dados, que são extremamente valiosos e pessoais. São o recurso mais valioso do mundo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)