Cinco pessoas foram detidas esta terça-feira por suspeitas de responsabilidade na rutura a barragem que ruiu em Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais. Três dos detidos eram engenheiros da empresa Vale, a responsável pela construção e licenciamento da barragem, avançou o jornal Estadão.

A detenção deu-se no seguimento da emissão de cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão emitidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais com o objetivo de apurar as responsabilidades criminais pela rutura da barragem, que já provocou 65 mortos e 279 desaparecidos. Dois dos engenheiros detidos são Makoto Namba e André Yum Yassuda. Dos cinco alvos de detenção, dois moravam em São Paulo e os restantes na região de Belo Horizonte.

A prisão será decretada durante 30 dias e os suspeitos vão ser ouvidos  ainda esta terça-feira pelo Ministério Público do Estado de Belo Horizonte. A operação contou também com o apoio da Polícia Militar e Civil de Minas Gerais.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar. A lama proveniente da rutura da barragem varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa mineira Vale, destruindo o refeitório onde se encontrava uma parte dos funcionários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No início da manhã, a mineradora Vale divulgou uma nota a dar conta que está a colaborar com as autoridades para esclarecer os factos. “Referente aos mandados cumpridos esta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos factos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”, referiu-se no comunicado da empresa.

Procuradora-geral do Brasil pede punição severa para a Vale após rutura de barragem

A rutura da barragem da empresa de mineração Vale causou uma avalanche de lama e resíduos minerais. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) considerou que a rutura da barragem em Brumadinho era uma “tragédia anunciada”, referindo que já tinha efetuado diversos alertas.