O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou os avisos meteorológicos que emitiu na terça-feira. O distrito de Lisboa entrou em aviso amarelo de precipitação ao meio-dia de quarta-feira e vai permanecer assim até às seis da manhã de quinta-feira. Os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real e Viseu também vão estar sob aviso amarelo de chuva a partir das 15h de quarta-feira. O aviso deixa de estar de pé no Porto, Braga e Viana do Castelo às 18h. Nos outros distritos mantém-se até às três da manhã.

Na quinta-feira, mantêm-se os avisos amarelos de precipitação. Os distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real e Viseu estão sob aviso do IPMA entre as 15h e as 21h de dia 31. Lisboa também, mas apenas entre as 18h e a meia-noite.

Além dos avisos de precipitação, o IPMA também está a alertar para a agitação marítima. Há um aviso amarelo por causa da “altura significativa das ondas” em vigor desde as 12h de esta quarta-feira até às seis da manhã de sexta-feira para Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo. Esse aviso evoluiu para laranja em todos os distritos, entre as seis da manhã e as 18h de sexta-feira.

Avisos como este são emitidos quando se espera uma precipitação de 10 a 20 milímetros numa hora ou de 30 a 40 em seis horas. Quanto aos avisos de agitação marítima, esse é lançado tendo em conta a altura das ondas. Neste caso, os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Coimbra e Aveiro vão ser atingidos por ondas com entre quatro e cinco metros de altura.

Estes avisos meteorológicos do IPMA surgem após Portugal Continental ter sofrido as consequências da depressão Gabriel, que às 15h de esta terça-feira estava na região da Bretanha. Essa depressão fez com que Portugal Continental fosse atingido por uma superfície frontal fria que trouxe períodos de chuva ao norte e centro do país.  Além disso, também provocou vento forte, com rajadas até 65km/h no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras altas; e agitação marítima junto à costa do país.

E assim continuará a ser esta quarta-feira, sugere o IPMA. Para esta quarta-feira, a previsão meteorológica fala de “céu geralmente muito nublado” e de “períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se às regiões do interior durante a manhã, tornando-se por vezes forte nas regiões norte e centro a partir do meio da tarde”. Espera-se também neve acima de 800 metros, vento até 30 km/h no oeste, rajadas de até 65 km/h no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e até aos 85 km/h nas terras altas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR