O treinador Luís Castro realçou esta sexta-feira que o Vitória de Guimarães tem de ser forte tanto na defesa como no ataque, para pontuar diante do FC Porto, em jogo da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. O treinador falava em  conferência de imprensa de antevisão à partida agendada para as 20h00.

Quinta classificada, com 31 pontos, a turma vimaranense recebe no domingo uma equipa que, além de liderar o campeonato (49), vive uma série de 24 jogos oficiais consecutivos sem derrotas e que, para o técnico, é “extremamente forte em todos os momentos do jogo”, exigindo que os seus pupilos estejam ao seu melhor nível.

Como é que podemos ter sucesso? Olhando para nós, fazendo evoluir o momento ofensivo de forma eficaz e defendendo com eficácia. Essas dinâmicas vão estar em jogo, juntamente com os esquemas táticos [bolas paradas], algo em que o FC Porto aposta muito. Vamos ter de estar num dia muito bom para conseguir um bom resultado”, disse Luís Castro

O timoneiro vitoriano considerou mesmo os ‘dragões’ a melhor equipa portuguesa, quer pelo lugar que ocupam no campeonato, quer pelo trajeto “imaculado” na fase de grupos da Liga dos Campeões, e salientou alguns dos pormenores em que a equipa treinada por Sérgio Conceição sobressai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nunca sabemos o que o jogo pode ser, mas há coisas padrão no FC Porto. O ataque à profundidade nas costas da linha defensiva é constante. A pressão após a perda de bola é também muito eficaz”, disse

O técnico reconheceu, por isso, que a sua equipa tem de estar concentrada nas “tarefas defensivas”, mas precisa, ao mesmo tempo, de saber variar o seu jogo ofensivo, explorando tanto o centro como as alas, e de estar sempre com os olhos na baliza do FC Porto.

“Não nos podemos desequilibrar defensivamente quando atacamos, mas é impossível jogar de forma diferente em relação ao que treinamos e colocar uma equipa permanentemente atrás, à espera que os 90 minutos passem”, observou.

Na primeira volta, os vimaranenses impuseram aos azuis e brancos a primeira das duas derrotas averbadas no campeonato, mas Luís Castro defendeu que as equipas estão hoje diferentes, “muito mais coordenadas” do que em agosto de 2018 e recusou ainda dizer quais as diferenças de atacar contra um FC Porto que, no lado direito da defesa, utiliza Maxi Pereira, Corona ou Éder Militão.

Cumpridas 19 jornadas, os vitorianos estão a oito pontos do quarto classificado, o Sporting, mas o treinador lembrou que a equipa encara cada jogo como uma possibilidade de “encurtar distâncias para a equipa que está imediatamente acima”, até porque isso significa “segurar o lugar atual”.

O médio André André, habitualmente titular, vai falhar o encontro com os dragões, devido a uma fratura num dedo de um dos pés, contraída no jogo com o Feirense (triunfo por 2-1). Os centrais Osorio e João Afonso, também lesionados, são as outras baixas.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga, com 31 pontos, recebe o FC Porto, líder, com 49, às 20h00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.