Da comunidade de Madrid ao País Basco, as designações variam consoante as regiões do país vizinho, mas falamos sempre do mesmo: Rendimento mínimo garantido, ou de inserção, um apoio mensal que por norma abrange quem não tem trabalho e que suscita especial preocupação e perplexidade quando alguns dos requerentes estão…na prisão, ou mesmo mortos, e com uma folha de serviço muito pouco imaculada.

Segundo o jornal El Español, nomes como os Redouan Bensbih, de 26 anos, que morreu na guerra da Síria, Ahmed Bouguerba, de 31 anos, detido pela polícia basca Ertzainza, e ainda o de Mehdi Kacem, de 26 anos, capturado pela Polícia Nacional, têm pelo menos dois aspetos em comum. Todos eles estão envolvidos em estruturas jihadistas e todos eles beneficiam de valores atribuídos pelo estado espanhol que ascendem aos 900 euros, sendo que os casos não deverão ficar por aqui.

Fontes consultadas pelo jornal admitem a falha de segurança no sistema de ajudas públicas, notando que o procedimento de acesso a estes valores é relativamente simples — e admitem que poderão haver “dezenas de casos deste género”, que se juntam a outros exemplos que vão sendo partilhados nas redes sociais. Cada comunidade autónoma dispõe de um bolo para grupos em risco de exclusão social, através do qual é assegurado o apoio mensal.

Como obtém informação sobre este tipo de apoios? Segundo o trabalho publicado este sábado, 2 de fevereiro, centros sociais, culturais e religiosos favorecem o acesso à informação, e daí até casos como o de Redouan Bensbih, pode ser um simples passo. Ao longo de cinco anos o jovem de origem marroquina, cujo processo de radicalização ocorreu em Espanha, auferiu um rendimento de 836 euros, e logrou mesmo continuar a receber este apoio mesmo depois de ser abatido na Síria, enquanto combatia pela Al Qaeda, em 2014. Através de uma mera caixa Multibanco, um amigo terá conseguido continuar a levantar o respetivo rendimento atribuído, até ser detido pelas autoridades bascas.

Um dos casos mais recentes, inclui o do homem capturado em Vitoria, em dezembro passado, na sequência da disseminação de mensagens de extrema violência e acumulação de cargos associados à jihad islâmica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR