Porsche

Porsche admite ter mentido nos valores de consumo

106

Depois dos problemas com os motores diesel, a Porsche criou a si própria novos problemas ao ser apanhada a mentir em relação aos dados referentes aos motores a gasolina dos 911.

Segundo o Der Spiegel e a Wardsauto, o CEO da Porsche informou que a marca notificou o Ministério dos Transportes alemão que foram fornecidos dados falsos relativos aos 911, no capítulo dos consumos e, por tabela, das emissões de CO2. Oliver Blume admitiu ainda que os técnicos do fabricante estão a trabalhar juntamente com as autoridades para determinar a verdadeira extensão do problema.

Além de constituir mais uma machadada na reputação do fabricante, ainda a braços com o rescaldo do Dieselgate, este episódio pode expor a Porsche a uma pesada penalização. Segundo a lei alemã, caso a vantagem conseguida através da divulgação de dados falsos ultrapasse os 10%, o fabricante pode ser alvo de fortes coimas, abrindo igualmente a porta a que os próprios clientes possam exigir compensações por terem comprado ‘gato por lebre’.

Estes dados falsos são ainda mais graves em países como Portugal, onde a fiscalidade depende das emissões de CO2, valores que são anunciados pelo fabricante. Ao serem declarados valores mais reduzidos do que a realidade, a Porsche retira vantagens comerciais evidentes, podendo praticar preços mais baixos ou elevar as margens. Mas com prejuízo para o Estado e para o ambiente.

Segundo a Porsche, para já, em causa estão os consumos e as emissões relativos aos 911 fabricados em 2016 e 2017. Como a investigação está em aberto, não é impossível que se venha a alargar a outros anos, outras versões e até outros modelos. A marca alemã alega que o erro foi provocado por ter introduzido valores demasiado baixos, e logo falsos, do coeficiente de penetração aerodinâmica, o que fez descer o cálculo teórico do consumo e emissões de CO2.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)