A PSP e GNR apanharam 256 mil condutores a circular em excesso de velocidade no ano 2018, noticia o Jornal de Notícias. Estes dados, ainda que provisórios, representam mais quatro mil casos do que no ano de 2017.

Em 2018, estas duas autoridades terão autuado 1,1 milhões de pessoas, sobretudo por excesso de velocidade e estacionamento irregular. A PSP passou menos multas do que em 2017, em parte porque têm menos competências na fiscalização do estacionamento — estas competências passaram, em muitos casos, para as polícias municipais.

Os radares operados pela PSP terão fiscalizado menos veículos do que no ano anterior devido às constantes avarias dos equipamentos, mas tanto a PSP como a GNR apanharam mais condutores em excesso de velocidade. As situações de excesso de velocidade é mais grave dentro das localidades pelo risco que colocam aos peões. O Governo tem em estudo a redução do limite de velocidade dentro das localidades para 30 quilómetros por hora, em vez dos atuais 50km/h.

Os dados revelados pelo Jornal de Notícias indicam que também houve um aumento das infrações relacionadas com a falta de seguro de responsabilidade civil e com anomalias no sistema de luzes e sinalização dos veículos. Por outro lado, diminuiu o números de condutores apanhados a conduzir ao telemóvel, de condutores com um teor de álcool acima do permitido ou de falta de cinto de segurança e de cadeira para as crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR