Mais de 40 múmias recentemente descobertas numa tumba no Egito foram reveladas este sábado. As descobertas são da era Ptolomaica que, segundo a CNN, durou entre 323 a.C. e 30 a.C., e foram descobertas durante uma escavação realizada no ano passado. Os achados incluem restos mortais de homens, mulheres e crianças, provavelmente da mesma família que deveria ter sido, à época, abastada.

As mais de quatro dezenas de múmias foram reveladas este sábado pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled el-Enany, a jornalistas e diplomatas de vários países. De acordo com a CNN, descobertas “impressionantes” têm sido feitas no Egito nos últimos meses — em novembro, por exemplo, as autoridades abriram pela primeira vez o sarcófago de uma mulher mumificada há 3.000 anos.

Em comunicado, o ministério assegura que todas as múmias — enterradas em sarcófagos de pedra ou de madeira, mas também em areias e no chão dos túmulos –, encontram-se em boas condições. A tumba foi descoberta em fevereiro no ano passado por um grupo de investigadores do ministério já citado e da Universidade Minya. A tumba “cravada na rocha” é composta por um corredor que dá acesso a “escadas inclinadas que se abrem para uma câmara retangular com vários túmulos”, lê-se ainda no comunicado. Mais tarde foram encontradas outras duas câmaras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR