Esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, começou o novo ano chinês e, segundo a tradição chinesa, este é um ano de prosperidade e estabilidade, características do Porco, o último animal dos 12 que constituem o zodíaco chinês, que dá a cara a 2019.

O Ano Novo Chinês — também conhecido por Festa da Primavera — data muito importante para a cultura chinesa, não tem uma data fixa: é sempre celebrado de acordo com o calendário lunar, pelo que se rege pela Lua Nova que ocorre entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. O Ano do Porco prolonga-se até 24 de janeiro de 2020.

Porcos e porquinhos: a moda dá as boas-vindas ao novo ano chinês

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As celebrações  estendem-se por 15 dias e envolvem vários rituais familiares. A partir desta terça-feira é suposto os chineses entrarem num período de reflexão e análise sobre o passado para projetar o novo ciclo. Este é também um dia para rezar aos deuses e afastar os monstros e para isso a cor vermelha é a melhor arma: daí que a decoração das casas, nesta época, seja feita em tons de vermelho.

A celebração do Ano Novo Chinês não se circunscreveu à China. Deu-se um pouco por todo o mundo como se pode ver na fotogaleria. Portugal não fugiu à regra e assinalou a data, sobretudo na comunidade chinesa, em Lisboa, Vila do Conde e Lagoa.

17 fotos