Rádio Observador

Ano Novo

Fotogaleria. Veja como foi (e continua a ser) celebrado o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, ou Festa da Primavera, começa esta terça-feira. De acordo com a tradição chinesa, 2019 é o ano do Porco. As celebrações estendem-se por 15 dias e envolvem vários rituais familiares.

Esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, começou o novo ano chinês e, segundo a tradição chinesa, este é um ano de prosperidade e estabilidade, características do Porco, o último animal dos 12 que constituem o zodíaco chinês, que dá a cara a 2019.

O Ano Novo Chinês — também conhecido por Festa da Primavera — data muito importante para a cultura chinesa, não tem uma data fixa: é sempre celebrado de acordo com o calendário lunar, pelo que se rege pela Lua Nova que ocorre entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. O Ano do Porco prolonga-se até 24 de janeiro de 2020.

As celebrações  estendem-se por 15 dias e envolvem vários rituais familiares. A partir desta terça-feira é suposto os chineses entrarem num período de reflexão e análise sobre o passado para projetar o novo ciclo. Este é também um dia para rezar aos deuses e afastar os monstros e para isso a cor vermelha é a melhor arma: daí que a decoração das casas, nesta época, seja feita em tons de vermelho.

A celebração do Ano Novo Chinês não se circunscreveu à China. Deu-se um pouco por todo o mundo como se pode ver na fotogaleria. Portugal não fugiu à regra e assinalou a data, sobretudo na comunidade chinesa, em Lisboa, Vila do Conde e Lagoa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ano Novo

2019 é quando, e se, um homem quiser /premium

Alberto Gonçalves
1.226

O importante é rompermos com as representações que o “sistema” nos atribui e assumirmos a essência do que realmente nos representa. E eu, ao invés do que o Estado presume, não me sinto contribuinte.

Psicologia

O outro lado das resoluções de ano novo /premium

Teresa Espassandim

Sejamos honestos: não há qualquer problema com as resoluções de ano novo e, mais ainda, pode até ser prenúncio da vontade em mudar algo nas nossas vidas, com envolvimento, compromisso, risco, esforço.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)